Terminal internacional de cargas de Florianópolis cresce 45% em 2021

A Zurich Airport Brasil, que assumiu a concessão em 2018, informa que terminal encerra o ano com o melhor desempenho de sua história

O Floripa Airport Cargo termina o ano de 2021 com os melhores resultados desde o início das suas operações. O Terminal Internacional de Cargas do Aeroporto de Florianópolis, que se concretiza anualmente como importante braço da logística de Santa Catarina, atingiu patamares importantes e vem sendo o terminal de cargas que mais cresce no país dentre os principais aeroportos, chegando a um crescimento de 45% se comparado a 2019, período pré-pandemia. O terminal movimentou 2,22 mil toneladas neste ano.

Desde que assumiu a concessão, em 2018, a Zurich Airport Brasil prioriza quatro pilares na administração do terminal: eficiência operacional, infraestrutura de qualidade, segurança e oferta de serviços customizados. Entre as ações que são destaque na gestão do terminal, está o foco na agilidade nas liberações das cargas importadas. Atualmente, mais de 80% delas são liberadas em até 24 horas, contribuindo para a cadeia logística como um todo.

Segundo a companhia, o terminal também conquistou marcas inéditas no fechamento do ano, como o crescimento recorde de 82% no valor CIF, e um aumento de 34 % no peso movimentado de mercadorias, se comparado com o início das operações, em 2018. A relevância do terminal alcançou destaque nacional, com a posição de 5º maior terminal de cargas do Brasil em importação de eletrônicos.

Os resultados do Floripa Airport Cargo atraem novas empresas, e ao longo do ano, 89 novos clientes começaram a operar no terminal, como a Siemens Healthineers, gigante global do ramo da saúde, com mais de 170 anos de experiência no mercado.

“Nós preparamos o terminal para atender com qualidade e eficiência as particularidades de um setor em constante variação, com uma dinâmica própria, e os números comprovam que estamos no caminho certo. Com o conceito de personalização dos serviços e soluções que variam conforme as demandas, conquistamos um patamar de destaque nacional e uma visibilidade importante para Santa Catarina. Seguimos trabalhando continuamente para atrair novos importadores e fortalecer o setor logístico e tornar o estado o polo do setor para a região sul do país”, explica Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis.

Outra conquista importante foi a manutenção da rota regular semanal entre Miami e Florianópolis, a primeira rota regular cargueira do estado de Santa Catarina, que já ultrapassa um ano de operação, com 97% de regularidade, e um gradual crescimento das cargas movimentadas, que chegaram a 900 toneladas.

Veja também

Por