Librelato investe em célula de solda robotizada

A nova tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção

A Librelato investiu R$ 12 milhões em uma célula de solda robotizada, a maior da América Latina, segundo a empresa. A tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos por dia, o que significa um aumento de 20%.

O equipamento começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma, Santa Catarina, e a previsão é que comece a operar é de março deste ano. Nesse período, os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento de forma segura e produtiva.

O objetivo dessa célula é melhorar a qualidade final do produto, padronizando a soldagem. Para a Librelato, há diversos benefícios com o uso desta tecnologia, como a redução do tempo de atravessamento do implemento na linha de montagem. “Além disso, haverá melhora na qualidade. Anteriormente o operador precisava realizar a operação de forma manual como soldador e agora a máquina fará o trabalho oportunizando ao operador crescimento e aprendizado”, explica Rodrigo Corso, gerente de excelência operacional.

O profissional destaca que a Librelato será a primeira implementadora da América Latina a trabalhar com um sistema automatizado, a soldar o implemento de forma completa. “É uma célula realmente muito grande, de alta complexidade.” 

A empresa escolheu alguns fornecedores para o desenvolvimento da tecnologia. Esses parceiros atenderam todo o processo desde a sua montagem até a finalização do produto na linha de montagem.

Segundo a empresa, a Indústria 4.0 está sendo responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor de implementos, desde as áreas de projetos e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com clientes e fornecedores. A aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios.

“A célula de solda robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a Librelato e seus clientes finais”, acredita Rodrigo Corso.

Por