Marco Saltini, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea): “O ano 2022 será desafiador, não somente por conta da pandemia que pode trazer impacto para o setor, mas pelas dificuldades que ainda serão enfrentadas com a falta de insumos para produzir os veículos”

A estimativa da Anfavea é de que sejam licenciados 157 mil veículos pesados este ano, sendo 140 mil caminhões e 17 mil ônibus

Transporte Moderno – Qual a expectativa da Anfavea para o mercado de veículos pesados em 2022?

Marco Saltini – Será um ano desafiador, não somente por conta da pandemia que pode trazer impacto para o setor, mas pelas dificuldades que ainda serão enfrentadas com a falta de insumos para produzir os veículos.

Transporte Moderno – Qual a projeção de vendas de veículos pesados no mercado brasileiro em 2022?

Marco Saltini – Ao todo serão 157 mil veículos, o que representará um crescimento de 10% sobre 2021. Serão 140 caminhões, 9% a mais que em 2021 que é um crescimento consistente, e 17 mil ônibus, 21% a mais que no ano passado.

Transporte Moderno – A Anfavea acredita que em 2022 o mercado de caminhões atingirá um crescimento mais consistente? 

Marco Saltini – Acreditamos que em 2022 o mercado de caminhões vai continuar demandando e já temos previsões de entrega para este ano. Vamos lembrar que o que puxou o mercado de caminhões fortemente foi a agricultura e o PIB da agricultura vai crescer 5% este ano e ainda deve continuar puxando e a mineração também. 

Transporte Moderno – Além da falta de semicondutores, quais os desafios a serem enfrentados para manter o ritmo de produção de caminhões e ônibus? 

Marco Saltini – Além da falta de semicondutores, outros insumos continuam dificultando a produção de veículos. No caso de veículos pesados (caminhões e ônibus) conseguir pneus também é um desafio. As vezes existe uma quantidade de pneus, mas não um mix estipulado.

Transporte Moderno – Levando-se em conta que é esperado safra recorde, os caminhões pesados devem liderar as vendas de caminhões neste ano ou outros modelos também se destacarão? 

Marco Saltini – De fato, a safra recorde, com o PIB da agricultura que deve crescer 5%, vai puxar os caminhões pesados, que devem ser preponderantes nos licenciamentos de veículos também em 2022.Isoo inclui também os semipesados.

Transporte Moderno – No segmento de leves a Anfavea prevê algum avanço, já que o e-commerce segue crescendo em todo o país? 

Marco Saltini – Nós percebemos um crescimento importante no segmento de leves e semileves por causa do e-commerce e isso deve continuar este ano. 

Transporte Moderno – Nas exportações destinadas para a Argentina, Chile e Peru, que são os principais mercados, quais os modelos de caminhões estão com maior demanda este ano?

Marco Saltini – Os caminhões médios, semipesados e pesados que são enviados para esses países. 

Transporte Moderno – Quais outros mercados estão atrativos para as exportações de caminhões? 

Marco Saltini – Toda a América Latina. O Brasil tem presença muito forte na América Latina, especialmente no Uruguai. Mas tem alguma coisa também no México. 

Transporte Moderno – Para o mercado de ônibus a Anfavea prevê a venda de 17 mil veículos este ano, um crescimento de 21% sobre 2021. O que puxará esse crescimento, já que este setor ainda está muito fragilizado pela pandemia? 

Marco Saltini – O Caminho da Escola vai ajudar. Há 6.800 veículos em 2022 e deve ser tudo licenciado neste ano. No caso de ônibus urbanos há limitação de idade de frota. Então alguns modelos devem ser trocados. Ainda que seja o setor mais fragilizado, temos expectativa de que as coisas comecem a voltar aos eixos e consiga um crescimento, não da forma como deveria ser, porque caiu bastante, mas será mais significativo em 2022. 

Transporte Moderno – Qual a previsão da Anfavea para o segmento de urbanos, de rodoviários, fretamento e de modelos escolares? Quais desses segmentos crescerão mais este ano? 

Marco Saltini – É preciso avaliar algumas situações. O turismo deve voltar, então o segmento de fretamento deve crescer um pouquinho mais forte neste ano. O Caminho da Escola vai ter 30% de participação do volume total. E, além do programa federal, algumas secretarias da educação também compram esses veículos escolares, então pode ter alguma demanda adicional. Os urbanos têm alguns veículos atingindo idade máxima. A Anfavea não faz previsão por segmento, mas uma previsão geral. A participação não deve ser muito diferente do que a gente tem visto nos últimos anos. 

Transporte Moderno – No exterior a Argentina, Chile e Peru também são os principais mercados para as exportações de ônibus? 

Marco Saltini – Sim. O Chile compra muitos veículos, mas existem também alguns embarques para a Colômbia e alguma coisa para o México e a África, principalmente a Angola. 

Transporte Moderno – Nesses mercados quais modelos de ônibus estão com maior demanda neste ano? 

Marco Saltini – Os ônibus urbanos lideram as exportações, assim como alguns modelos rodoviários. 

Transporte Moderno – Quais outros mercados estão atrativos para as exportações de ônibus? 

Marco Saltini – A África, mas de forma geral, a América Latina toda é atendida pelo Brasil.

Veja também

Por