Mercedes-Benz amplia as vendas de peças e planos de manutenção

Em 2021, a empresa teve crescimento de 41% nas vendas de peças genuínas para caminhões e ônibus, em relação a 2020, chegando a mais de sete milhões de itens comercializados no acumulado de janeiro a dezembro

A Mercedes-Benz do Brasil registrou aumento nas vendas de peças e serviços em 2021, mesmo durante um ano ainda muito impactado pela pandemia da Covid-19. “No ano passado, alcançamos um crescimento de 41% nas vendas de peças genuínas para caminhões e ônibus, em relação a 2020, chegando a mais de sete milhões de itens comercializados no acumulado de janeiro a dezembro”, afirma Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa mais de 600 mil peças por mês ou 20 mil peças por dia”.

De acordo com o executivo, as vendas da Alliance Truck Parts mais do que dobraram em relação a 2020. “Foram cerca de 160 mil itens dessa linha de peças e acessórios vendidos em 2021, o que representa 105% de crescimento, reafirmando sua consolidação no mercado brasileiro”.

A terceira linha de peças oferecidas pela Mercedes-Benz, da família Renov de remanufaturados, produziu 2,9 mil agregados no ano passado. Seu portfólio é composto por mais de 300 itens de 17 família de produtos.

“Com nossas três linhas de peças, oferecemos soluções ideais para cada perfil de cliente, atendendo suas demandas operacionais e expectativas de custos. Seja qual for sua necessidade, temos as alternativas adequadas”, ressalta Renan. “Com a vantagem da entrega em todos os estados do território nacional, por meio dos mais de 300 pontos de atendimento da nossa rede de concessionários”.

Em 2021, a Mercedes-Benz chegou a 19.000 veículos ativos com planos de manutenção da própria marca, obtendo um incremento de 18% em relação ao ano anterior. “Cerca de 46% dos caminhões Mercedes-Benz comercializados em 2020 foram adquiridos com nossos planos de manutenção. No caso de extrapesados, esse índice sobe a 64%, o que reforça a importância dessa solução que assegura a disponibilidade e a produtividade desejadas pelos clientes, especialmente aqueles que rodam por esse imenso país de dimensões continentais e que podem contar com os serviços especializados dos nossos concessionários”, diz Renan.

O executivo informa ainda que 9.200 caminhões foram ativados com o sistema de gestão de frota Fleetboard no ano passado. Esse serviço foi ativado em mais de 60% dos caminhões vendidos com o módulo de telemetria em 2021.

Outra conquista da empresa foi o Mercedes Club, primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, que superou a marca de 100 mil participantes. Criado em 2018, já alcançou 296 mil chassis de veículos incluídos em sua base de informações. Além disso, conta com aproximadamente 70 lojas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos associados.

“Em três anos, o programa superou a marca de R$ 33 milhões de pontos concedidos, com R$ 11 milhões resgatados em peças e serviços nos nossos concessionários”, afirma Érico Fernandes, gerente sênior de peças & serviços da Mercedes-Benz do Brasil.

No programa de recompensas do Mercedes Club, para cada R$ 1 (um Real) em compras de peças e serviços, o cliente acumula um ponto e pode usar em compras futuras nos concessionários credenciados pelo programa.

Regularmente, os clientes cadastrados podem concorrer a prêmios instantâneos e participar de promoções e sorteios. Em 2020, por exemplo, na campanha Juntos na Estrada, foram sorteados um extrapesado Novo Actros com MirrorCam para um frotista e um Accelo com cabine estendida para um autônomo, entregues aos vencedores com planos de manutenção e outros prêmios.

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