Maior sindicato patronal do transporte de cargas brasileiro empossa novo presidente

Entidade que representa mais de 21.000 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas tem nova diretoria para triênio 2022-2024

Está começando um novo capítulo da história do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). Com 86 anos de história, a maior entidade patronal do setor na América Latina, e responsável por representar mais de 21.000 empresas na região metropolitana de São Paulo, empossou o empresário Adriano Depentor como seu novo presidente para o triênio de 2022-2024. O gestor sucede Tayguara Helou, que dirigiu o sindicato nos últimos seis anos.

O Estado de São Paulo como um todo é um dos grandes polos do transporte de cargas brasileiro. Mais de 60% de tudo aquilo que é produzido no país passam pelas rodovias e grande parte desses produtos parte do estado, ou chega até ele para ser escoado. A região também é consideravelmente impactada por desafios logísticos, de infraestrutura, segurança e burocracias, que serão focos de melhoria durante a gestão do novo presidente da entidade.

Durante a solenidade de posse, que aconteceu na última terça-feira, dia 8, no Palácio dos Transportes, em São Paulo, Adriano Depentor destacou os principais pilares de sua gestão, que serão a infraestrutura, a desburocratização e trazer ao setor mais jovens e mulheres, na sua opinião, trarão uma nova visão aos negócios. “Temos que mostrar aos jovens que o transporte é um setor promissor e extremamente tecnológico, com muitas oportunidades. Também precisamos de mais mulheres e diversidade nas empresas porque somente com visões distintas é possível inovar, nos adaptarmos às mudanças e desafios que certamente virão, definirmos estratégias mais flexíveis e chegarmos a resultados exponenciais”, afirmou. 

Nos últimos anos, houve grandes avanços para a entidade. O Setcesp implementou novos serviços que beneficiam as empresas do segmento, como o Clube de Compras, Cursos EAD, certificado digital, teste de opacidade e exame toxicológico. Criou o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), a Central de Atendimento Setcesp em Jundiaí e Barueri (CAS), também a Câmara de Arbitragem do Transporte (CATC), em parceria com o sindicato dos autônomos, e o movimento Vez & Voz, uma rede de valorização e incentivo à participação de mulheres no TRC. Além disso, foi através do trabalho realizado pela entidade que conquistas importantes para o setor, como a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30 m para 7,20 m, a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, e a permissão para a entrega noturna no município foram possíveis. Mineiro de Belo Horizonte, Depentor tem 58 anos, é casado e pai de dois filhos.

Entre as autoridades presentes, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, discursou no evento apresentando a importância do setor de transportes para a economia brasileira e ressaltou algumas das principais atividades realizadas pela pasta nos últimos meses. “É uma honra estar presente em um evento tão importante, que marca a passagem de bastão no comando do maior sindicato patronal da América Latina e que tantos serviços presta para o nosso setor de transporte. O segmento é responsável por movimentar o país e temos um enorme carinho por todos que fazem parte e auxiliam o desenvolvimento da economia brasileira”, declarou.

Por