APM Terminals Pecém apresenta movimentação recorde em 2021

O porto do Pecém oferece seis linhas de cabotagem, ligando o sul do país ao nordeste e a Manaus, sendo um porto estratégico para movimentação de cargas de cabotagem e de longo curso

A APM Terminals Pecém registrou um crescimento de dois dígitos pelo segundo ano consecutivo, registrando cerca de 430 mil TEU em 2021. Os números mostram um crescimento de 10% em relação a 2020, resultado principalmente das exportações de cargas refrigeradas, que cresceram aproximadamente 21% em relação ao ano retrasado.

Com mais de 350 mil TEU movimentados em Pecém (CE) ao longo do ano, a cabotagem no terminal aumentou em 6%. Os embarques de carga refrigerada impulsionaram esse forte crescimento, resultando em 47,7% acima dos níveis de 2020. Atualmente, o porto do Pecém oferece seis linhas de cabotagem, ligando o sul do país ao Nordeste e a Manaus, sendo um porto estratégico para movimentação de cargas de cabotagem e longo curso.

Em termos de embarques de longa distância, a companhia obteve um crescimento de 31% em relação a 2020, registrando mais de 75 mil TEU movimentados no ano. Essas cargas representaram 18% do total de movimentações do terminal, consequência do resultado das exportações full load (carga completa), que cresceram 20% no período.

A APM Terminals Pecém também cresceu na exportação de frutas da região nordeste para o litoral leste da América do Norte e Europa. Mais de 11 mil contêineres foram movimentados de janeiro a novembro, representando um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o terminal se manteve como principal porta de entrada para embarques desse segmento de carga fora do Brasil.

Veja também

Por