Setcesp desenvolve painel do diesel para auxiliar transportadoras em busca de melhores preços

Após novo reajuste da Petrobras, o diesel comum acumula alta de 34% em São Paulo no último ano

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) lança um painel do diesel, em parceria com o Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC). Essa ferramenta foi desenvolvida para que os associados tenham mais eficiência no custo operacional e para que possam acompanhar os aumentos do combustível em 106 municípios do estado. 

Segundo Bruno Carvalho, analista de dados do IPTC: “Com esse dispositivo, o transportador consegue ter uma noção de onde o diesel está mais barato, para, então, se organizar no momento de definição da rota que percorrerá. Além disso, colocamos uma série histórica, desde janeiro de 2021, para que ele saiba como está o cenário e o que pode acontecer. Assim, conseguimos contribuir para diminuir um pouco desse impacto no setor”.

Alguns testes realizados na ferramenta constataram que certos locais estavam com o valor mais elevado, geralmente em municípios menores. Isso mostra que em grandes regiões a variação não é tão alta, e essas informações tornam-se importantes para que o transportador saiba qual a melhor área para abastecer o veículo e finalizar o percurso.

“Elaboramos e atualizamos o painel semanalmente, às terças-feiras, e colhemos todos os dados brutos junto aos levantamentos da ANP, que é a fonte mais segura e confiável que temos. Esse projeto surgiu justamente pela alta atípica no preço do diesel, dado que tem um efeito muito grande no custo da operação. Com isso, há um auxílio eficiente e preciso para reduzir essa situação”, diz Carvalho.

Conforme levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), apenas no ano passado o preço médio da gasolina comum subiu 44,3% e do diesel 44,6%. Além disso, o diesel possui grande parcela nos custos dos insumos de cada atividade de transporte, correspondendo a uma média de 35% para as transportadoras. 

Após cerca de dois meses de valores congelados nas refinarias, a Petrobras anunciou recentemente um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, chegando a uma alta de 18,8% e 24,9%. 

Veja também

Por