Eve anuncia parceria estratégica com a Acciona

O objetivo desta parceria, segundo as empresas, é acelerar desenvolvimento de ecossistema de mobilidade aérea urbana global e sustentável

A Eve UAM, empresa da Embraer, e a Acciona, empresa global líder em fornecimento de soluções regenerativas para economia de baixo carbono, anunciaram parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana global e sustentável. Sob os termos da parceria, após a conclusão da combinação de negócios da Eve com a Zanite Acquisition Corp., a Acciona investirá US$ 30 milhões e se juntará ao grupo de investidores estratégicos que atualmente apoiam o desenvolvimento da Eve e de seu plano de negócios. Como parte do acordo, José Manual Entrecanales, presidente e CEO da Acciona, se tornará um dos sete membros do Conselho de Administração após a listagem da Eve na Bolsa de Valores de Nova York, que está prevista para acontecer no segundo trimestre de 2022.

“A população do mundo está aumentando e se concentrando em cidades grandes. Manter as emissões de carbono dessas áreas urbanas sob controle é um dos maiores desafios do processo de descarbonização em que todos estamos engajados”, afirma José Manuel Entrecanales, presidente e CEO da Acciona. “Modelos de transporte aéreo urbano como o proposto pela Eve podem ser muito úteis ao considerar diferentes soluções de mobilidade sustentável. Participar de um projeto tão inovador quanto este nos permitirá continuar avançando nesse caminho.”

André Stein, co-CEO da Eve afirma que o acordo com a Acciona reforça o compromisso da Eve em entregar um ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana sustentável, que inclui não apenas o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) de emissão zero, mas também a infraestrutura sustentável que apoiará esse novo meio de transporte. “A capacidade da Acciona em construir essas infraestruturas somada ao conhecimento em sustentabilidade, adicionam habilidades e competências essenciais que nos ajudarão a manter o nosso diferencial no mercado.”

A parceria também beneficiará novas iniciativas industriais no desenvolvimento de um ecossistema de UAM sustentável, incluindo vertiportos, contratos de compra de energia, soluções de carregamento de bateria e manuseio. No ano passado, 93% dos investimentos do Grupo Acciona estavam alinhados com a classificação da União Europeia para atividades sustentáveis. A empresa evitou a emissão de 13,4 milhões de toneladas de CO2 (+1,5%) durante o ano, concluindo aquele ano como a empresa de eletricidade mais sustentável da Espanha e a segunda mais sustentável do mundo, de acordo com o Sustainability Yearbook 2022 publicado pela S&P Global.

Em dezembro de 2021, a Eve anunciou planos para ser listada na NYSE por meio de uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition Corp., empresa de aquisição focada no setor de aviação. Após o fechamento da transação, a Zanite mudará seu nome para Eve Holding, Inc. e espera-se que as ações ordinárias e opções da Eve sejam negociadas na NYSE sob os novos códigos EVEX e EVEXW, e a Eve se tornará uma subsidiária integral da Eve Holding.

Até o momento, a Eve atraiu um grupo de investidores estratégicos complementares que trazem um conjunto incomparável de capacidades que abrangem o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, incluindo operadoras de asa fixa (Republic Airways e SkyWest), empresas de leasing de aeronaves (Azorra e Falko), financiamento (Bradesco BBI) e fornecedores de tecnologia (Rolls-Royce e Thales), bem como empresas do setor de defesa (BAE Systems). A combinação de negócios com a Zanite estima que a Eve tenha um valor empresarial implícito de US$ 2,4 bilhões e a Embraer permanecerá como acionista majoritária com uma participação acionária de aproximadamente 82% na Eve Holding após o fechamento da combinação de negócios.

Veja também

Por