Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas: “Para 2022, uma de nossas metas é passar a atuar no segmento farmacêutico, tanto no Brasil como nos demais países da América do Sul”

A ABC Cargas, transportadora especializada no transporte rodoviário de caminhões e de ônibus por meios próprios, completa 25 anos com planos de expansão e novos investimentos

Transporte Moderno – Quais os principais marcos da ABC Cargas nesses 25 anos de atuação?

Danilo Guedes – Tivemos várias realizações ao longo dos 25 anos, mas penso que duas foram muito notáveis. A primeira foi em 2002, quando adquirimos a certificação da norma ISO 9001 com cinco anos de fundação, naquela época somente as empresas de grande porte e multinacionais conseguiam esse feito, e nós como uma empresa jovem quebramos esse ciclo, sendo a primeira organização a ser certificada no nosso segmento de transporte de caminhões e ônibus por meios próprios que é o core business da empresa até hoje. 

Com o passar dos anos investimos muito em tecnologia, processos e pessoas, que são pilares fundamentais para dar sustentação às nossas estratégias. Em 2018, obtivemos outras duas certificações: ISO 14001 e SASSMAQ e recentemente também a certificação Organização dos Estados Americanos (OEA) da Receita Federal do Brasil. Creio que essas certificações demonstram a qualidade naquilo que fazemos e corroboram tudo que já temos feito ao longo desses anos, prestando um bom serviço e servindo os clientes de forma exemplar. 

Transporte ModernoEm que segmentos a empresa atua?

Danilo Guedes – Transporte de caminhões e ônibus por meios próprios, transporte de equipamentos por meios próprios ou sobre a prancha. 

Transporte Moderno Na sua opinião, qual o papel da tecnologia nas transportadoras de cargas? E como a tecnologia impactou positivamente a ABC Cargas?

Danilo Guedes – Aumentar o nível de segurança e a possibilidade de elevar a qualidade da experiência do cliente são os dois pilares mais importantes, na minha opinião. A partir do momento que mudamos nosso mindset e passamos a encarar tecnologia como investimento e não como custo, conseguimos virar a chave e rever todos os nossos processos e investir em novas tecnologias, analisar o mundo das startups e principalmente dar condições para que as pessoas possam rever seu jeito de trabalhar e propor métodos de trabalhos diferentes, trazendo mais rapidez e assertividade nas tarefas diárias. 

Transporte Moderno – Quais as perspectivas da empresa para 2022?

Danilo Guedes – Com as novas certificações adquiridas pela empresa, que são a da Anvisa e OEA, uma de nossas metas e perspectivas é passar a atuar no segmento farmacêutico tanto no Brasil como na América do Sul. 

Transporte ModernoQuais os principais desafios atualmente para o setor de transporte e logística, na sua avaliação?

Danilo Guedes – Existem vários desafios no transporte, mas cito três que considero cruciais: roubo de carga, falta de infraestrutura nas estradas e falta de motoristas qualificados. Nós focamos muito em segurança e qualidade, por isso, que anualmente fazemos a nossa Academia do Motorista, onde podemos reciclar e treinar 100% dos motoristas, fazer revisão e acompanhamento de nossa manutenção de frota e investimentos em novos caminhões e carretas.

Transporte ModernoQuais as ações da empresa em ESG?

Danilo Guedes – A sustentabilidade ambiental, econômica e social pressupõe um comportamento responsável das empresas ao longo de suas trajetórias e aqui na ABC não é diferente, tanto que obtivemos uma certificação que trata de responsabilidade ambiental. Entendemos que se queremos uma marca corporativa mais forte, com potencial de ganho de valor de mercado e engajada com a promoção dos princípios básicos do ESG, é inevitável que tenhamos ações nesse sentido, tanto que está em nosso planejamento estratégico termos uma certificação voltada ao ESG.

Transporte ModernoQual o tamanho e o tipo da frota?

Danilo Guedes – Hoje a nossa frota é composta de 17 cavalos mecânicos, aproximadamente 60 pranchas automotivas e 100 baús, siders e carretas abertas.

Veja também

Por