Bosch e Amazon Web Services fecham acordo para oferecer serviços digitais para empresas logísticas e transportadoras

A estimativa das empresas é de que os primeiros serviços digitais estejam disponíveis na Europa, Índia e Estados Unidos no fim de 2022

A Bosch e a provedora de serviços de nuvem Amazon Web Services (AWS), com sede nos Estados Unidos, firmaram parceria estratégica para oferecer mundialmente às empresas de logística e transportadoras serviços digitais por meio de uma plataforma hospedada pela AWS. Para esta colaboração, a Bosch será a responsável pelo desenvolvimento e operação da plataforma de logística que funcionará, de maneira simplificada, como um mercado de serviços digitais, enquanto a AWS contribuirá com sua ampla oferta e experiência em nuvem.

No futuro, as empresas planejam oferecer suporte para diversos serviços a partir de uma única fonte: desde a utilização da capacidade de frotas de veículos comerciais até o monitoramento de fluxos de mercadorias e processamento de pedidos.

O diferencial desta plataforma é que ela criará todo um ecossistema e um ambiente de software no qual transportadoras e despachantes de carga podem selecionar, reservar e executar serviços de diferentes fornecedores para atender necessidades específicas. A plataforma também permitirá a integração de aplicações que já são relevantes para o mercado em sistemas de gestão de transporte. Graças ao uso compartilhado de dados disponíveis em veículos comerciais como da gestão de frotas, por exemplo, também é possível vincular e permitir a interação entre diferentes serviços de diferentes áreas, o que facilita a sinergia.

O marketplace estará disponível para todos os provedores de serviços de logística digital. Como benefício, o sistema também facilitará a interação entre uma variedade de serviços e dados, permitindo que as empresas de transporte e logística aproveitem oportunidades de digitalização sem precisar criar seus próprios projetos de TI, que geralmente possuem alto custo e utilização de diversos recursos. Ainda, a indústria e os consumidores poderão contar com a confiabilidade e transparência na entrega de mercadorias e encomendas. O projeto está programado para ser apresentado na Hannover Messe e lançado, inicialmente, na Europa, Índia e Estados Unidos no fim de 2022.

Maior eficiência –

O setor de transporte e logística vem crescendo há anos. Durante a pandemia de Covid 19, as encomendas online e as entregas de mercadorias registaram um aumento exponencial, dando um novo impulso à indústria. Em 2030, o transporte global de mercadorias crescerá mais de 40% e, em 2050, espera-se que esse número ultrapasse 145%. Esse crescimento está atingindo um mercado altamente fragmentado globalmente, além de contar com ineficiências.

De acordo com o ministério federal de Digital e de Transportes da Alemanha, mais de 150 milhões de viagens são corridas vazias, o que soma mais de 6,5 bilhões de quilômetros vazios anualmente, e isso impacta diretamente os esforços para proteger o clima.

“O setor de transporte e logística é a base da economia global. Nos próximos anos, a esfera terá que arcar com volumes de transporte cada vez maiores para mercadorias e commodities enquanto reduz a pegada de carbono. Em colaboração com a AWS, queremos ajudar o setor de logística com esse tema. Nosso objetivo é impulsionar o futuro da indústria e sua digitalização”, diz Sandeep Nelamangala, diretor executivo da Bosch Limited e patrocinador executivo de negócios de plataforma de logística na Bosch

Mais de 95% das empresas deste setor em todo o mundo são pequenas e médias, e aproximadamente nove em cada dez companhia operam com menos de cinco veículos.

“Desenvolver funções de transporte altamente conectadas é um dos desafios técnicos mais complexos atualmente. É por isso que estamos trabalhando com uma empresa pioneira de mercado como a Bosch para superar estes desafios únicos”, afirma Kathrin Renz, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e indústrias da AWS.

“O market place permitirá que os clientes de logística transformem rapidamente seus negócios em uma cadeia de valor de ponta a ponta de forma totalmente digital. Os clientes se beneficiarão das ferramentas, estruturas e módulos que oferecemos para digitalização, além de melhorar a sustentabilidade de seus processos de transporte”, complementa.

Por