Ford inicia a venda da Transit furgão no Brasil

Com preços a partir de R$ 239.900, o veículo de carga tem duas opções com teto alto – L2H3 com capacidade de 1.222 quilos e L3H3 com capacidade de 1.181 quilos

A Ford inicia este mês a venda da Transit furgão, dando mais um passo na consolidação da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, criada como parte do Ford Pro, organização global da marca para o atendimento de clientes comerciais.

A Transit furgão estará disponível em duas opções de modelos, ambos com teto alto: L2H3, de comprimento médio, com 10,7 metros cúbicos de volume e capacidade de 1.222 quilos; e L3H3, de comprimento longo, com 12,4 metros cúbicos de volume e capacidade de 1.181 quilos. São duas opções de cores, prata e branca, que facilitam a revenda, e pode ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B por ter PBT de 3,5 toneladas.

Um dos diferenciais do veículo é a conectividade gratuita de série, com recursos como o acompanhamento preventivo inteligente e relatórios com indicadores para o negócio. Segundo a fabricante, a Transit furgão também se destaca da concorrência pelo desempenho, segurança, conforto, custo de posse e estratégia de preço agressiva, a partir de R$ 239.900.

De acordo com a Ford, o segmento de veículos comerciais leves no Brasil vem crescendo num ritmo superior ao da indústria e dobrou de volume nos últimos cinco anos, passando de 24 mil unidades em 2016 para 48 mil unidades em 2021. O segmento também sofreu o impacto da pandemia, mas de forma mais leve: no período de 2019-2020, enquanto a indústria sofreu uma retração de 30%, ele recuou só 16% nas vendas. O transporte de mercadorias, e-commerce e o uso como ambulância respondem por cerca de 63% das vendas deste setor.

A Ford destaca que, assim como a Minibus, versão de passageiros que inaugurou a linha no mercado brasileiro, a Transit segue o conceito de “escritório sobre rodas” para empresas, empreendedores e autônomos que usam o veículo como ferramenta de trabalho e não podem parar. “A Transit foi projetada para oferecer máxima produtividade para o transportador, com baixo custo total de operação, segurança, conforto e uma assistência pós-venda preparada para manter o veículo sempre rodando”, diz Guillermo Lastra, diretor da divisão de veículos comerciais da Ford América do Sul.

A Transit é a primeira do segmento a vir com um modem embarcado de fábrica, o FordPass Connect, que coloca comandos e informações na palma da mão do cliente pelo celular, além de outros recursos exclusivos para aumentar a produtividade da operação. Com o aplicativo FordPass, é possível conferir a quilometragem, o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, agendar e acompanhar serviços online e receber relatórios mensais com indicadores para o negócio, com consumo de combustível e de Arla 32/Adblue e distâncias percorridas. A conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de três mil tipos de alertas de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e mensagem no FordPass.

A Transit Furgão está equipada com motor turbodiesel EcoBlue 2.0, com a maior potência e torque do segmento – 170 cv e 39,7 kgfm –, e tração traseira que garante melhor performance e menor desgaste de pneus, freio e embreagem. A sua força pode ser sentida na resposta dinâmica do acelerador, principalmente em subidas. “Ela também é a única com Auto Start-Stop que aumenta a economia de combustível na cidade, recarregamento de bateria inteligente e três modos de condução com ajuste automático para diferentes tipos de piso: normal, eco e escorregadio”, detalha Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul.

O furgão vem equipado com direção elétrica e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, que contribuem para oferecer a melhor dirigibilidade da categoria – incluindo diâmetro de giro de 11,9 m e 13,3 m nos modelos médio e longo, respectivamente. Além de banco com ajuste em quatro posições, há itens como mesa auxiliar, compartimento sob o banco do passageiro e amplo console de teto. A transmissão manual de seis velocidades com assistente de trocas no painel e os pneus com baixa resistência ao rolamento são outros itens que favorecem a dirigibilidade e a economia de combustível.

Karoline Jones Divulgação

Segurança

Segundo a Ford, a Transit furgão atende aos requisitos mais exigentes do mundo em segurança. Além da carroceria com estrutura de aço ultrarresistente e reforços de boro, ela traz um pacote de tecnologias que aumentam a proteção tanto do veículo como dos ocupantes e dos itens transportados. Uma delas é o sistema AdvanceTrac, que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas e anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampa e estabilização de vento lateral.

A Transit furgão conta com luzes de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, airbags frontais e cintos de segurança de três pontos. A sua central multimídia Sync Move tem a maior tela da categoria, de oito polegadas, e é a única que vem com Waze e outros aplicativos nativos disponíveis na App Store.

Outros recursos são a câmera de ré com acesso rápido, que permite ao motorista visualizar a traseira com o veículo parado, e o botão de acesso direto ao 0800 da assistência 24 horas da Ford. A central conta ainda com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth, atualizações “over the air” e duas entradas USB, além de duas tomadas de 12 V.

Além da rede com mais de 100 concessionárias nas principais regiões do Brasil, a Ford conta com cinco centros de distribuição de peças para a assistência pós-vendas da Transit. A garantia da Transit furgão é de um ano, ou 100 mil km, com revisões a cada 20 mil km feitas pelo sistema Preço Fixo da Ford, que garante transparência com a verificação de mais de 60 itens e mão de obra incluída. A Ford oferece também planos de manutenção personalizada para frotistas, com serviços in loco e análise do custo de operação.

Para dar segurança aos clientes na transformação da Transit furgão, a Ford preparou uma rede de implementadores em diferentes regiões do Brasil. Além de manual com informações técnicas, esses parceiros contam com um portal exclusivo e assistência da engenharia da Ford, que também realiza auditorias para a certificação do seu processo.

Taxa especial

Para a Transit furgão, a Ford está oferecendo financiamento com taxa especial e maior flexibilidade, em parceria com o Bradesco, incluindo planos sem entrada de até 60 meses e 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. Outra opção é o plano Ford Sempre, de recompra garantida, com parcelas reduzidas e a possibilidade de usar o carro usado como entrada na compra do novo.

A Transit foi testada e validada pela engenharia brasileira, usando a estrutura do Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, em um programa que incluiu a rodagem de mais de um milhão de quilômetros com foco na segurança, produtividade e conectividade.

Veja também

Por