ZF fecha acordo para utilizar aço verde

Acordo de longo prazo foi concluído com a start-up sueca H2 Green Steel, que fornecerá 250 mil toneladas de aço por ano, a partir de 2025

A ZF firmou um acordo de fornecimento de longo prazo com a start up sueca H2 Green Steel. De 2025 até 2032, a empresa escandinava aumentará sua produção e fornecerá à ZF 250 mil toneladas de aço anualmente a partir de sua planta instalada no norte da Suécia. Isso representa 10% das atuais necessidades de aço da ZF, que deixará de emitir cerca de 475 mil toneladas de CO² por ano na atmosfera.

A ZF processa direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões de toneladas de aço por ano em todo o mundo. Para ajudar a atingir suas metas de redução de carbono, a empresa celebrou um acordo com a H2 Green Steel. A start up sueca foi lançada em 2021 com o objetivo de acelerar a descarbonização das indústrias pesadas, começando pela siderurgia por meio de novos processos e tecnologias de produção e utilizando hidrogênio verde.

O aço será produzido por meio de um processo totalmente integrado e digitalizado, eletricidade com fontes de energia renováveis e hidrogênio verde no lugar de carvão. Na siderurgia tradicional, a redução do minério de ferro é feita aquecendo-o junto com o carvão, utilizando uma reação química que separa o oxigênio do ferro, o que resulta na formação e emissão de CO². No processo de produção da H2 Green Steel, o hidrogênio verde reage com o minério de ferro de forma semelhante ao carbono, resultando na extração de oxigênio. No entanto, o principal subproduto é a água.

“Com a introdução de processos de produção com baixa emissão de carbono e produtos sustentáveis, a indústria siderúrgica está passando por uma profunda transformação. Empresas inovadoras com novos conceitos estão em alta. Estamos apoiando essa transformação por meio de nosso relacionamento de fornecimento de longo prazo com a H2 Green Steel”, diz Daniele Pontarollo, head de gestão de materiais do Grupo ZF. A ZF também está em diálogo com outros fornecedores líderes do setor de aço verde para explorar oportunidades de fornecimento. 

“Acreditamos que, trabalhando em estreita colaboração com fornecedores sustentáveis, podemos reduzir significativa e sustentavelmente as emissões. A cooperação com a H2 Green Steel é um excelente exemplo disso”, diz Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança em todo o Grupo ZF.

Veja também

Por