Ford expande centro de desenvolvimento e tecnologia do Brasil

Com a expansão, a empresa contratou 500 engenheiros e especialistas dedicados ao desenvolvimento de projetos globais da marca

A Ford anunciou a ampliação das operações do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Brasil, que está instalado na Bahia, com a criação de 500 novas posições nos últimos meses. Esse número equivale a um crescimento de 50% do time de engenharia, hoje formado por 1,5 mil especialistas dedicados ao desenvolvimento de projetos globais da marca.


O anúncio foi feito por Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, durante visita do governador da Bahia, Rui Costa, às novas instalações da empresa no Cimatec Park, ecossistema de inovação montado em parceria com o Senai Cimatec em Camaçari, na Bahia. Com a expansão, o centro de desenvolvimento brasileiro se consolida como um polo de exportação de projetos e conhecimento para a Ford mundial.


“O time brasileiro tem uma contribuição importante na engenharia global da Ford, desenvolvendo produtos, patentes, tecnologias e softwares que estão ajudando a moldar o futuro da mobilidade. Ele é uma prova da capacidade e da competitividade do nosso país em exportar projetos e conhecimento”, disse Justo. Além do parque tecnológico da Bahia, a estrutura inclui o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.
 

Competitividade-
 

Daniel Justo destacou o momento de transformação vivido pela indústria automotiva global, com a introdução de novas tecnologias e mudanças de hábitos dos consumidores, o que abre oportunidades para o aproveitamento da especialização e do conhecimento acumulado pelo time de engenharia da Ford no país há mais de 20 anos.


“Fazer engenharia, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil é viável, e o Centro de Desenvolvimento da Ford na Bahia é um grande exemplo da nossa competitividade”, afirmou. “Nosso time está mostrando que é extremamente preparado, criativo e eficiente, competindo com os melhores no mundo. Essas características chamaram a atenção da Ford global e, por isso, ganhamos cada vez mais responsabilidades em projetos que estão definindo o futuro da mobilidade.”


Segundo a companhia, a formação e a capacitação de novos profissionais são pilares importantes da estratégia da Ford como parte de sua visão para o futuro. Além de parcerias com instituições como a Universidade Federal da Bahia e o Senai Cimatec, a Ford mantém programas de treinamento, palestras e workshops para atração e desenvolvimento de novos talentos.


A empresa promove também ações voltadas à comunidade, como o curso de desenvolvimento de software, criado em parceria com o Senai Cimatec, com 80 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, em uma área que registra alta demanda e disputa por profissionais.
 

Por