Wabtec fornecerá 2,3 mil portas de bordo para linhas de trens da ViaMobilidade

A empresa começará a entregar as portas para a Alstom em junho deste ano

A Wabtec Corporation irá fornecer 2.304 portas de salão de passageiros para a Alstom, que está construindo 36 trens Metropolis de oito vagões para as linhas 8 e 9 do sistema metropolitano de trens de São Paulo, administradas pela ViaMobilidade. A base instalada de portas da Wabtec nos trens dos legados da Linha 8-9 representa mais de 70% de sua frota. Os novos trens podem transportar 2,6 mil passageiros e circularão nas linhas 8- Diamante e 9-Esmeralda.

Segundo a Wabtec, este é o maior pedido na América do Sul para portas de bordo para trens de passageiros da marca. A empresa começará a entregar as portas em junho deste ano.

“A Wabtec tem o prazer de participar deste importante projeto estrategicamente crucial para São Paulo e de desempenhar um papel central no atendimento às necessidades da maior cidade do Brasil”, disse Danilo Miyasato, presidente e CEO da Wabtec Latam. “Nossa capacidade de fabricação e equipe no Brasil fazem da Wabtec a melhor escolha para entregar portas econômicas em um cronograma apertado, priorizando a segurança e a qualidade do produto.”

As linhas de trem 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM transportavam mais de um milhão de passageiros por dia. A linha 8 tem mais de 40 km de extensão e é composta por 22 estações que ligam Júlio Prestes e Amador Bueno. A linha 9 tem mais de 30 km de extensão e suas 18 estações conectam Osasco e Grajaú.

Esses novos trens fazem parte de um pacote de melhorias e obrigações definidas em abril de 2021 como parte de um contrato de operação e manutenção de ambas as linhas por 30 anos. Os trens de aço inoxidável são do mesmo modelo da frota da série 9.000 atualmente em uso nas linhas 12-Sapphire e 13-Jade da CPTM, que devem ter uma vida útil de mais de 40 anos

Veja também

Por