Norsul cria rota de cabotagem para transporte de biodiesel

Foram transportados quatro milhões de litros de biodiesel, que saíram de Marialva, no Paraná, para três distribuidoras de combustíveis no Nordeste

A Norsul implementou uma rota de cabotagem para a BSBios, empresa do ECB Group especializada em biodiesel, realizando o primeiro transporte deste biocombustível com neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa. O trajeto feito pelo navio Taruca começou no porto de Paranaguá, no Paraná, e seguiu em direção ao porto de Suape, em Pernambuco. O transporte durou cerca de 14 dias e marca a estreia do fornecimento do biocombustível da BSBios para a região nordeste.

Ao todo, foram transportados quatro milhões de litros de biodiesel, que saíram da usina da BSBios em Marialva, no Paraná, e serão fornecidos a três distribuidoras de combustíveis no Nordeste. As emissões do transporte foram neutralizadas por meio do Programa Carbono Neutro Norsul, que já contabiliza mais de 450 mil toneladas de CO² neutralizadas desde o início do projeto, em 2020.

Estamos muito felizes em poder colaborar ampliando a rota da BSBIOS de maneira sustentável, explorando todo o potencial da nossa área de Novos Negócios, desenvolvida justamente para trazer novas soluções aos nossos clientes, possibilitando-os de irem além”, comemora Gustavo Paschoa, diretor de novos negócios da Norsul. 

O processo para a operacionalização da nova rota levou 90 dias e contou com integração dos times de ambas as empresas trabalhando em parceria e encontrando na cabotagem. “Nossa atuação é pautada no monitoramento e na busca de soluções que possam aprimorar os processos de forma que os impactos ambientais causados por nossas operações sejam reduzidos. A escolha por este modal com a Norsul vai ao encontro dos nossos objetivos estratégicos de sustentabilidade”, afirma Leandro Luiz Zat, diretor comercial da BSBios.

“Somos a primeira empresa 100% carbono neutro do mundo no segmento de cabotagem com o Programa Carbono Neutro Norsul, utilizando créditos gerados pela preservação de mata nativa e, também, nos Aterros Sanitários. Desde 2020, neutralizamos todas as emissões de CO² nos modais marítimo, ferroviário e rodoviário”, destaca Paschoa.

A iniciativa visa a preservar as florestas em pé e reduzir o desmatamento, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais e apoia a conservação de estoques de carbono. Já os Aterros Sanitários capturam metano e o transformam em BioMetano que, futuramente, poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.

A operação, que beneficia ambas as partes, fomenta a expansão dos negócios da BSBios e amplia rotas da Norsul. “Estamos muito felizes e satisfeitos em desenvolver uma nova rota de mercado a quatro mãos. Chegamos pela primeira vez neste formato com o nosso biodiesel à região Nordeste, ampliando ainda mais a nossa atuação e levando produtos de qualidade e excelência que contribuem para a descarbonização”, afirma Zat.

Veja também

Por