Jamef implementa rede de hubs urbanos

O primeiro ponto avançado de coletas, entregas e retiradas de mercadorias na cidade de São Paulo acaba de ser inaugurado, e estão previstos outros oito hubs na capital paulista

A Jamef inaugurou seu primeiro ponto urbano de coletas, retiradas e entregas de mercadorias. O hub está localizado no bairro de Moema, em São Paulo. Com a nova unidade, a transportadora passa a oferecer aos seus clientes, em especial às empresas do segmento de e-commerce, uma alternativa para a última milha ou last mile.

Essa é a primeira unidade da rede Hub Urbano Perto de Você, que terá outros oito hubs localizados em pontos estratégicos da capital paulista antes da expansão para outros centros urbanos.  O modelo de negócio possibilita que os embarcadores tenham o same day delivery e soluções para lockers, um espaço exclusivo para que produtos sejam depositados e fiquem disponíveis para os compradores. O hub de Moema atende os principais bairros da zona sul de São Paulo, com entregas feitas por veículos utilitários, motos e bicicletas.  

As próximas regiões da capital paulista a receberem o Hub Urbano Perto de Você serão: Pinheiros, Centro, Tatuapé, Ipiranga, Vila Mariana, Santo Amaro, Divisa de São Caetano e São Bernardo do Campo. Em 2021, a Jamef implantou sua Torre de Controle, que integra 30 fontes de dados diferentes e monitora todas as etapas do processo de transporte de cargas, da coleta à entrega. 

De acordo com a empresa, devido ao alto fluxo de informações geradas e ao uso de análise preditiva, a transportadora antecipa ocorrências, com base no histórico de rotas, e reduz em até 60% o tempo de coletas não-programadas. O próximo passo nessa área, já em desenvolvimento, será o uso de inteligência artificial e machine learning para tornar os sistemas logísticos ainda mais eficazes.  

“As tecnologias nos permitem aprimorar o acompanhamento das coletas, a roteirização, o monitoramento de entregas e a fiscalização de ocorrências e o planejamento estratégico de envios, trazendo benefícios para toda cadeia, do embarcador ao cliente final”, explica Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.  

Veja também

Por