Mercedes-Benz e Einstein levam atendimento médico gratuito a motoristas em Rio Verde, em Goiás. A expectativa é de que entre 40 e 50 motoristas sejam atendidos diariamente, passando pela triagem para medição de altura, peso, sinais vitais, temperatura, eletrocardiograma e exames laboratoriais

Até junho deste ano, o projeto #UnindoForças já realizou mais de 507 mil procedimentos para mais de 241 mil pacientes, além da aplicação de 80 mil vacinas

O projeto #UnindoForças, ação que oferece atendimento médico e vacinas a comunidades carentes e a motoristas nas estradas, de forma colaborativa entre a Mercedes-Benz e diversos parceiros, chega a Rio Verde, no interior de Goiás. Até 11 de setembro, a carreta destinada ao Einstein estará estacionada na unidade do Sest Senat naquela cidade, de segunda a sexta-feira, realizando atendimento gratuito a motoristas que estejam realizando cursos e treinamentos na entidade.

A expectativa é de que entre 40 e 50 motoristas sejam atendidos diariamente, passando pela triagem para medição de altura, peso, sinais vitais, temperatura, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Todo o corpo clínico da unidade – enfermeiros, técnicos de enfermagem e analistas de laboratório – é do Einstein. Após a divulgação dos resultados da triagem, os motoristas são encaminhados para uma sala, onde passam por consulta, de forma virtual, com um clínico geral ou cardiologista.

A carreta de 72m² e 15m de comprimento é puxada pelo Mercedes-Benz Actros e conta com dois consultórios para avaliação, salas de triagem, coleta de exames, laboratório e tomografia computadorizada. Essa parceria entre Mercedes-Benz e Einstein teve início em Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo para o atendimento aos caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa.

Além dos motoristas, esta Unidade Móvel de Saúde também vai atender pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Serão realizadas 24 tomografias por dia e a indicação dos pacientes será feita pela Secretária Municipal de Saúde, com objetivo de acelerar a fila de espera.

No primeiro ano de intensas ações e atividades do projeto #UnindoForças, completado no último mês de março, a iniciativa acumulou resultados expressivos. Até junho deste ano, mais de 507 mil procedimentos foram realizados para mais de 241 mil pacientes e aplicação de 80 mil vacinas. O projeto já chegou a mais de 60 cidades. No total, as oito carretas e os dois ônibus já rodaram mais de 30 mil km.  

Por