Fórum Transporte Sustentável – Mobilidade acontece na Lat.Bus 2022

A terceira edição do evento será realizada em duas etapas: o FTS Mobilidade ocorre no dia 11 de agosto na Lat.Bus 2022; em novembro, o FTS Carga e Logística será durante a Fenatran 2022

A grande novidade do III Fórum Transporte Sustentável é que o evento será realizado em duas etapas, a primeira o FTS Mobilidade, que acontece em 11 de agosto, na Lat.Bus 2022 (Feira Latino-americana do Transporte), e o FTS Carga e Logística, em 9 de novembro, durante a Fenatran. Após duas edições digitais, o fórum, organizado pela OTM Editora, será híbrido, em formato presencial e digital, trazendo uma série de conteúdos relacionados a ESG (environmental, social and governance), cases e boas práticas.

No FTS Mobilidade, Jurandir Fernandes, presidente honorário da divisão América Latina da UITP, fará uma exposição sobre experiências internacionais em mobilidade sustentável, ressaltando os principais avanços da eletrificação sobre a mobilidade vista hoje como uma das principais medidas sendo adotadas no mundo para cumprir as metas de descarbonização fixadas pelos principais países do mundo para barrar o aquecimento global e suas consequências.

“A UITP tem como razão de ser a defesa do transporte público bem como a mobilidade urbana que agrega todos os modos de deslocamento humano. Não há dúvida sobre a importância da interoperabilidade e integração de todos os meios de transportes públicos, coletivos ou individuais, motorizados ou ativos, para o futuro da humanidade. Os transportes públicos, articulados com o uso e ocupação do solo urbano, planejados de forma a reduzir as distâncias trabalho, escola e moradia constituem os pilares básicos da sustentabilidade da mobilidade ao lado de políticas setoriais adequadas e amplas que suportem o equilíbrio financeiro do setor”, declara Fernandes.

Christopher Podgorski, presidente & CEO da Scania Latin America, abre a programação com o tema “As vantagens do ESG”. O executivo mostrará a importância e vantagens de as empresas seguirem a agenda, e como a temática despertou o interesse de investidores e abriu espaço para que este novo olhar saia do discurso e se torne prática. Karisa Ribeiro, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), participa do evento abordando o tema ESG Aplicado.  A especialista irá compartilhar práticas e cases de empresas que se destacam na integração do ESG ao seu planejamento estratégico.

No FTS Mobilidade, serão apresentados diversos cases de empresas de transporte rodoviário de passageiros, mostrando que o setor está atento às demandas da sociedade. “A Ouro e Prata sempre pensa em novos projetos que envolvam a responsabilidade socioambiental, já que este é um dos principais valores da empresa. Nossa trajetória é marcada pela visão sustentável ao preservar recursos naturais para trazer os melhores resultados para o meio ambiente e para as pessoas. Através destas ações, contribuímos com a redução dos impactos no meio ambiente e inspiramos outras empresas e pessoas a realizarem ações voltadas a causas sociais e sustentáveis”, comenta Luana Fleck, diretora da Viação Ouro e Prata.

Além da Viação Ouro e Prata, outras operadoras de transporte rodoviários de passageiros dividem suas experiências como Viação Águia Branca, Grupo Guanabara, Expresso Itamarati e Viação Santa Cruz. 

“O Fórum Transporte Sustentável atua como um importante canal ao possibilitar a troca de experiência entre as empresas do segmento.  Estamos preparando uma apresentação pautada nos projetos construídos pelo Grupo Águia Branca, que fornece relevantes direcionadores para o desenvolvimento dos projetos e patrocina nossas iniciativas. Esperamos compartilhar parte desse trabalho integrado e os resultados alcançados, além dos principais desafios em andamento”, diz Paula Correa, CEO da Viação Águia Branca.

Todas discussões realizadas durante o evento, como cases, debates e painéis, serão disponibilizadas de forma on-line pela plataforma do fórum. A Prometeon é patrocinadora da terceira edição do evento que se tornou referência em sustentabilidade no setor de transporte, logística e mobilidade, reforçando seu compromisso com os princípios ESG.

“Sustentabilidade é um pilar da Prometeon, dentro do nosso programa global de ESG. No dia a dia da empresa, trabalhamos sempre com esta missão em mente, desenvolvendo processos e produtos mais eficientes, entregando este valor como um compromisso assumido junto aos nossos clientes e consumidores, responsáveis pelo transporte de produtos e pessoas que movimentam a economia do nosso país”, ressalta Nelson Bonadio, coordenador de trade marketing e branding e líder do subcomitê de sustentabilidade da Prometeon na América Latina.

Fórum Transporte Sustentável – Mobilidade

11 de agosto – São Paulo Expo

Mais informações: Fórum Transporte Sustentável

Veja também

Por