Sompo lança Seguro de Responsabilidade Civil para transporte de carga

O Sompo RC-V Transportador pode ser contratado independente se a empresa transportadora tem ou não outras apólices de Transporte junto à companhia

A Sompo Seguros, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, disponibiliza ao mercado um produto voltado a atender às novas exigências para operação de transporte e logística do país. O Sompo RC-V Transportador é o seguro desenvolvido para trazer mais garantias e segurança no transporte de carga efetuado por meio de motoristas agregados ou transportadores autônomos de carga a serviço de empresas transportadoras.

“O Sompo RC-V Transportador foi criado para que o mercado de Logística & Transporte pudesse atender à legislação que entrou em vigor recentemente. Aplicamos toda a nossa expertise para apresentar um produto adequado ao panorama do setor. Dessa forma, os motoristas são beneficiados com a cobertura securitária durante o exercício de sua profissão enquanto as empresas transportadoras têm mais garantias para cada trecho rodado a seu serviço”, avalia Adriano Yonamine, diretor de transporte da Sompo Seguros.

Sompo RC-V Transportador

O novo Sompo RC-V Transportador é um produto que foi desenvolvido em atenção à demanda de mercado e para atender às exigências da Lei 14.599/2023, que entrou em vigor em junho deste ano. É um seguro de responsabilidade civil de veículos que indeniza danos materiais e corporais involuntários causados a terceiros pelo veículo conduzido pelo transportador autônomo de carga ou equiparado ou pela carga nele transportada, exclusivamente durante a viagem subcontratada, conforme limites de indenização e demais condições definidas na apólice.

Dessa forma, o seguro indeniza, conforme limites estabelecidos, situações como danos materiais ou corporais sofridos por terceiros por acidente causado pelo caminhão ou pela carga, despesas médicas e hospitalares, indenização a famílias em caso de invalidez ou morte ou danos a equipamentos e obras de vias públicas, como postes, pontes e viadutos, por exemplo.

O seguro é contratado pela empresa transportadora, sendo o segurado o transportador subcontratado ou transportador autônomo de carga ou equiparado. A Sompo Seguros também investiu em um sistema de tecnologia que permite cruzar uma série de dados como o trecho a ser percorrido, paradas obrigatórias para descanso e o perfil do motorista, possibilitando o cálculo de risco customizado para cada viagem.

O Sompo RC-V Transportador pode ser contratado, independente de a empresa transportadora ter uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) ou de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC) vigente junto à companhia.

“Essa é uma forma de a empresa de transporte tenha mais flexibilidade e autonomia para, junto do corretor de seguros de sua confiança, decidir sobre quais coberturas deve contratar junto à Sompo Seguros. Temos expertise e soluções completas em termos de produtos e serviços de gerenciamento de risco. Mas defendemos que a contratação de cada uma delas deve ser uma escolha do cliente”, destaca Adailton Dias, diretor-executivo de produtos e resseguro da Sompo Seguros.

A Sompo Seguros vai disponibilizar o novo produto por meio de corretores de seguros nomeados por conta da já comprovada especialização no segmento e com os quais a companhia já mantém relação de parceria no ramo de transporte.

“Apesar de sermos a primeira companhia a lançar uma solução de RC-V que atenda à nova legislação, lançamos mão do know how de nossa equipe e de toda tecnologia disponível para que o mercado de Logística & Transporte seja adequadamente atendido. Nossa equipe comercial sempre atua de forma muito próxima no suporte técnico aos parceiros corretores de seguros para que eles possam prestar a melhor consultoria sobre todos os diferenciais de nosso novo produto aos seus clientes”, acrescenta Fernando Grossi, diretor-executivo comercial e de marketing da Sompo Seguros.

Veja também

Por