Internacional

A Cummins Inc. alcançou no segundo trimestre de 2022 receitas de US$ 6,6 bilhões, com aumento de 8% em relação ao mesmo trimestre de 2021. As vendas na América do Norte cresceram 15%, enquanto as receitas internacionais tiveram redução de 2%, impulsionadas principalmente por uma desaceleração na China e a suspensão indefinida das operações da Cummins na Rússia.

“A empresa alcançou receitas recordes e lucratividade sólida no segundo trimestre de 2022, com a demanda por nossos produtos permanecendo forte na maioria de nossos principais mercados e regiões, além da China. Os funcionários de nossa organização trabalharam incansavelmente diante dos desafios da cadeia de suprimentos e dos custos crescentes que continuam a impactar nosso setor. Enquanto enfrentamos esses desafios, continuaremos focados em permitir o sucesso de nossos clientes, impulsionando melhorias sobre ciclo no desempenho financeiro, investindo em soluções sustentáveis que protegerão nosso planeta para as gerações futuras e devolvendo o fluxo de caixa aos acionistas”, disse Jennifer Rumsey, presidente e CEO da empresa.

O lucro líquido no segundo trimestre foi de US$ 702 milhões, ante os US$ 600 milhões alcançados no mesmo período de 2021. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no segundo trimestre foi de US$ 1,1 bilhão (16% das vendas), comparado aos US$ 974 milhões (15,9% das vendas) de um ano atrás. “Os resultados do segundo trimestre incluem custos de US$ 29 milhões relacionados à separação do negócio de filtração e um benefício de US$ 47 milhões de ajustes nas reservas relacionadas à suspensão indefinida de nossas operações na Rússia.”

Também houve perdas de US$ 48 milhões em investimentos que sustentam os planos de benefícios não qualificados no segundo trimestre, o que se compara a ganhos de US$ 20 milhões de um ano atrás. A taxa de imposto no segundo trimestre foi de 17,3%, incluindo US$ 36 milhões, ou US$ 0,25 por ação diluída, de itens favoráveis.

Perspectivas –

Com base na previsão atual, a Cummins mantém sua orientação para todo o ano de 2022, esperando que a receita aumente 8% e o Ebitda em aproximadamente 15,5%. A empresa planeja devolver aproximadamente 50% do fluxo de caixa operacional aos acionistas na forma de dividendos e recompras de ações e destaca que quaisquer despesas fora do curso normal dos negócios associadas à separação dos negócios de filtração, à aquisição da Meritor ou à suspensão indefinida de suas operações na Rússia foram excluídas das perspectivas.

“A alta inflação e o aumento das taxas de juros globais elevaram a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia global. A demanda pelos produtos e serviços da Cummins continua forte e, como resultado, mantivemos nossa projeção de receitas e lucratividade para o ano inteiro de três meses atrás. Continuamos monitorando de perto as condições econômicas e ajustaremos nossos planos operacionais caso as perspectivas para nossos principais mercados enfraqueçam”, disse Rumsey.

A ZF mantém sua perspectiva para 2022 inalterada. A empresa espera um crescimento moderado nas vendas do grupo em 2022, com um volume superior a € 40 bilhões, o que será alcançado pela primeira vez. Mas faz ressalvas ao esperar influências negativas contínuas de problemas em andamento (inflação, guerra na Ucrânia, disponibilidade limitada de semicondutores e novos surtos da pandemia de Covid-19). Possíveis paralisações no fornecimento de gás na Alemanha e na Europa que também podem impactar os negócios no segundo semestre deste ano. E destaca que está se preparando para esse cenário. “Estamos reforçando as medidas já em vigor para reduzir ainda mais nosso consumo de energia, conforme refletido em nossa estratégia de sustentabilidade”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, durante a apresentação dos resultados nesta quarta-feira, 03 de agosto.

No primeiro semestre de 2022, a ZF alcançou vendas de € 21,2 bilhões, aumento de 10% em relação aos € 19,3 bilhões registrados no mesmo período de 2021. O Ebit ajustado totalizou € 851 milhões, enquanto nos seis primeiros meses de 2021 foi de € 1,0 bilhão.

“O primeiro semestre do ano foi marcado por muitas incertezas e influências externas. Nós, como equipe da ZF, as dominamos bem – principalmente com base na experiência adquirida nos últimos dois anos de crise”, comentou Scheider, CEO do Grupo ZF. “A guerra na Ucrânia, os bloqueios relacionados à pandemia na China, a disponibilidade limitada de semicondutores e a inflação significativa afetaram nossos negócios. Nosso foco é encontrar o equilíbrio certo entre as expectativas de nossos clientes e a nossa meta de ganhos, garantindo investimentos contínuos em tecnologias futuras”.

De janeiro a junho de 2022, a empresa de tecnologia gerou vendas de € 21,2 bilhões, aumento de 10% em relação aos € 19,3 bilhões alcançados no mesmo período de 2021. A produção mundial de veículos diminuiu durante esse período de 2022, com queda de 2% no segmento de carros de passeio e 28% no segmento de veículos comerciais em relação ao ano anterior.

A empresa reportou um Ebit ajustado de € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão). O fluxo de caixa livre ajustado totalizou € 630 milhões negativos (2021: menos € 186 milhões), o que é impulsionado principalmente pelo estoque de segurança que é influenciado pelos efeitos cambiais e pelo aumento de preços dos materiais.

“Em um ambiente de mercado fraco e volátil, demonstramos estabilidade e perseverança em nosso desempenho”, disse Konstantin Sauer, CFO da ZF. “Os desafios não vão diminuir no segundo semestre do ano, mas estamos confiantes de que continuaremos no caminho certo, por meio de conscientização de custos, mitigação consistente e contínua dos efeitos inflacionários e gestão ativa de nossos estoques. Estamos de olho em nossas metas financeiras anuais”.

Novos pedidos

A ZF informa que recebeu novos pedidos para tecnologias estrategicamente importantes, como acionamentos elétricos. O volume de encomendas nesse segmento agora totaliza € 23 bilhões para carros de passeio e veículos comerciais até 2030. “Hoje, a ZF oferece uma linha de produtos completa e abrangente de sistemas e componentes para mobilidade elétrica”, disse Scheider.

O crescimento de 12% das vendas da divisão de acionamentos para veículos elétricos no primeiro semestre do ano confirma isso de forma conclusiva. “Com os novos pedidos, podemos gerenciar a transformação de transmissões convencionais para acionamentos 100% elétricos. E podemos, no mínimo, compensar a eliminação de tecnologias para veículos com motores de combustão interna. Agora pretendemos expandir ainda mais nosso papel de liderança, por exemplo, em eletrônica de potência.”

Segundo a empresa, um fabricante internacional de veículos fez um pedido substancial para o primeiro estágio de configuração da plataforma de conectividade escalável ZF ProConnect, que entrará em produção em 2024. O ZF ProConnect permite a comunicação entre veículos e até satélites, tudo através da conexão com a nuvem. Isso inclui serviços como planejamento de rotas, diagnósticos remotos do sistema ou gerenciamento de frotas. Modelos de negócios digitais são integrados à plataforma para apoiar a tendência em direção ao veículo definido por software. Aplicações potenciais também estão se abrindo na direção autônoma, em que a conectividade confiável e estável é indispensável. O ZF ProConnect também é usado nos sistemas de transporte autônomo da ZF.

IAA Transportation

Na IAA Transportation Exhibition, que será realizada de 20 a 25 de setembro em Hannover, Alemanha, a divisão de soluções para veículos comerciais da ZF apresentará pela primeira vez soluções pioneiras para clientes de veículos comerciais e operadores de frotas, em sua nova posição como o maior fornecedor de veículos comerciais do mundo, após a integração da Wabco.

A empresa exibirá os novos acionamentos elétricos para veículos comerciais e reboques, bem como desenvolvimentos de software como o ZF Scalar, plataforma digital baseada em inteligência artificial para gerenciar frotas de veículos comerciais.

A Paccar, fabricante de caminhões da marca DAF, Kenworth e Peterbilt, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de US$ 1,32 bilhões, o que significa um aumento de 37% em comparação com US$ 966,3 milhões obtidos nos primeiros seis meses do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros foi de US$ 13,63 bilhões, em comparação com os US$ 11,69 bilhões obtidos no ano passado. 

No segundo trimestre, o lucro líquido foi de US$ 720,4 milhões, com crescimento de 45% em comparação com os US$ 495,5 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros foi de US$ 7,16 bilhões, ante os US$ 5,84 bilhões alcançados no segundo trimestre de 2021.

Preston Feight, diretor executivo da empresa, atribuiu o bom desempenho à expansão das entregas de novos modelos de caminhões e excelentes margens brutas e resultados recorde da Paccar Parts. “A Paccar Parts obteve vendas e lucros trimestrais recordes devido à alta utilização de caminhões e ao desempenho logístico líder da indústria que melhorou o tempo de atividade do cliente. A Paccar Financial Services proporcionou excelente rentabilidade devido a seu portfólio de alta qualidade e aos fortes preços dos caminhões usados.”

Darrin Siver, vice-presidente sênior, afirmou que a forte tonelagem de carga, excelente utilização de caminhões da indústria e demanda contínua dos clientes pelos novos caminhões da Kenworth e Peterbilt foram destaque no segundo trimestre. “Os clientes apreciam a maior eficiência de combustível e a tecnologia avançada dos novos caminhões pesados e médios da Kenworth e Peterbilt”, comentou Siver. “As vendas de varejo da classe 8 da indústria nos Estados Unidos e Canadá estão estimadas em uma faixa de 260 mil e 290 mil caminhões este ano. A participação da Kenworth e da Peterbilt no mercado de vendas a varejo da classe 8 é de 29,4% até o momento.”

Harry Wolters, presidente da DAF, comentou que os novos caminhões premium da DAF tiveram excelente demanda e aumento na participação de mercado da DAF na Europa, acima de 16 toneladas até 17,5%. Os novos caminhões DAF estão proporcionando a maior eficiência de combustível da indústria, o que é atraente para nossos clientes diante do aumento dos custos de energia.”. Estima-se que os licenciamentos da indústria europeia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas estão na faixa de 270 mil a 300 mil veículos este ano.

“O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas é robusto, estando este ano e na faixa de 125 mil a 135 mil unidades”, disse Mike Dozier, vice-presidente sênior. A participação de mercado da DAF Brasil foi de 6,9% no segmento de caminhões acima de 16 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.

A receita da Paccar Parts no primeiro semestre de 2022 foi de US$ 2,82 bilhões, ante os US$ 2,37 bilhões nos primeiros seis meses de 2021. O lucro antes dos impostos totalizou US$ 693,5 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado atingiu US$ 518,4 milhões.

Na Paccar Financial Service, a receita no primeiro semestre de 2022 foi de US$ 738,7 milhões, enquanto no mesmo período de 2021 atingiu US$ 888,3 milhões. A PFS tem uma carteira de 210 mil caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 16,04 bilhões.

A Ceva Logistics conectará elementos críticos da cadeia de suprimentos na produção de transmissão para a linha global de produtos da Volkswagen sob um novo contrato de logística de três anos no Centro Industrial de Córdoba para a Volkswagen Argentina, uma subsidiária da montadora alemã Volkswagen Group.

A equipe da Ceva na Argentina gerenciará a logística de entrada, direcionará o armazenamento de peças, controlará os processos de linha de estoque e coleta de peças e fornecerá as peças até o ponto de uso na linha de produção.

A Volkswagen opera instalações de produção na Argentina desde 1980, e a instalação de Córdoba é uma das mais importantes da marca fora da Europa. A planta fabrica transmissões para uma variedade de modelos conhecidos na gama de modelos da empresa, incluindo Polo, Polo Vivo, T-Cross, Taigo, Ibiza, Arona, Gol, Voyage, Saveiro, Virtus, Nivus, Tiguan, Taigun, Kushaq, T-Roc, Caddy e componentes de transmissão para o Transportador T6.

Como fornecedora líder global de logística automotiva e de pneus, a Ceva possui ampla experiência e recursos para apoiar as operações da Volkswagen. A presença direta da Ceva em todos os principais mercados de fabricação oferece soluções de ponta a ponta para fabricação automotiva e serviços de pós-venda em todo o mundo. A companhia apoia o Grupo Volkswagen com serviços de logística em outros locais no Brasil, China, Alemanha e Reino Unido.

As soluções da empresa incluem transporte doméstico e internacional, aéreo, marítimo (marítmo de curta distância e internacional) e ferroviário Ro-Ro. A empresa pode lidar com remessas de fornecedor para fabricante, incluindo o mercado de reposição, veículo acabado, gerenciamento de pátio e transporte para revendedores, incluindo o eCommerce B2B.

Fabio Mendunekas, vice-presidente sênior de contratos logísticos na América Latina, CEVA Logistics, disse: A Volkswagen é líder mundial no setor automotivo e a unidade de Córdoba é uma instalação de fabricação estrategicamente importante para muitos de seus modelos. Sua confiança na Ceva com este contrato é uma prova de nossa experiência e de nossa gama de soluções logísticas automotivas. Nosso longo relacionamento e excelência operacional com a marca no Brasil apoiaram a decisão deles de expandir nossas operações para a Argentina. Nossa equipe tem o prazer de apoiar esta fábrica com uma logística ágil – tudo para ajudar a conectar as pessoas ao redor do mundo.”

A ABB E-mobility, especializada em soluções de carregamento de veículos elétricos, abriu o maior local de produção de carregador rápido DC da empresa até hoje – o Centro de Excelência em E-mobility em Valdarno, Toscana.

A gama completa de soluções de carregamento DC da ABB será produzida no local, apoiando a eletrificação de todos os setores de transporte e demonstrando o compromisso da ABB E-mobility em construir um futuro de emissão zero com soluções de carregamento inteligentes e confiáveis ​​para veículos elétricos.

A ABB E-mobility já vendeu mais de 680 mil carregadores EV em mais de 85 mercados. O investimento de US$ 30 milhões da fornecedora significa que agora ela mais que dobrou sua capacidade de produção nos últimos dois anos com a abertura dos novos 16 mil m2 da planta em Valdarno, permitindo a fabricação de mais de dez mil carregadores DC adicionais por ano.

“A abertura de nossa nova instalação em Valdarno demonstra o compromisso da ABB E-mobility em construir um futuro de emissão zero. Além do aumento da capacidade de produção, o investimento feito em Valdarno ajuda a expandir nossa atividade inovadora de P&D, garantindo que possamos continuar a consolidar nossa reputação como líder mundial em soluções de carregamento de veículos elétricos, fornecendo soluções de mobilidade eletrônica à prova de futuro para os veículos de hoje e amanhã”, disse Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.

O novo local tem capacidade para produzir um carregador rápido DC a cada 20 minutos, graças às suas sete linhas de produção. Quinze instalações de teste são capazes de simular mais de 400 sessões de carregamento por dia, enquanto soluções de automação integradas conectam o chão de fábrica ao inovador armazém automático, garantindo controle de estoque, rastreabilidade total e operações eficientes, apoiadas por AGVs (veículos guiados automaticamente) e veículos de movimentação.

Além disso, a nova instalação apoiará o esforço contínuo da ABB E-mobility para inovar. Com 14% das receitas de 2021 investidos em P&D, a unidade de Valdarno abrigará um espaço de 3,2 mil m² para desenvolvimento e prototipagem. Aqui, cerca de 70 dos mais de 500 funcionários do site serão dedicados à implementação de soluções inovadoras, novos softwares e ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida do produto para integrar totalmente as atividades de P&D com a fabricação. A ABB E-mobility emprega mais de 350 especialistas em P&D em todo o mundo e possui um portfólio de mais de 350 patentes concedidas.

A instalação de Valdarno também visa obter a certificação LEED de nível ouro – o padrão independente reconhecido mundialmente para o projeto, construção e operação de edifícios ecologicamente corretos. A água da chuva é coletada para uso na irrigação, 100% dos resíduos da produção são reciclados e todas as necessidades de energia são atendidas por fontes renováveis ​​certificadas – incluindo um sistema fotovoltaico que fornece 720 MWh de eletricidade e evita a emissão de 338 toneladas de CO2 por ano.

A distribuição elétrica do local também é feita pela ABB Ability Energy and Asset Manager, uma plataforma que monitora e gerencia com eficiência mais de nove mil dispositivos em toda a instalação – incluindo regulação térmica, iluminação e unidades de tratamento de ar – resultando em uma economia potencial de energia de 60% em comparação com as soluções tradicionais.

Por meio de sua estratégia de sustentabilidade 2030, a ABB se comprometeu a viabilizar uma sociedade de baixo carbono, apoiando os clientes na redução de suas emissões de CO2, ao mesmo tempo em que alcança a neutralidade de carbono em suas próprias operações. Com o transporte respondendo por até 29% das emissões totais de gases de efeito estufa, o desenvolvimento e a produção de soluções de carregamento inteligentes e confiáveis ​​em Valdarno permitirão uma rápida transição ambiental para veículos elétricos mais eficientes de qualquer faixa: de carros a ônibus e veículos pesados.

A Volvo Trucks já oferece na Europa e Estados Unidos caminhões elétricos a bateria. E até o fim desta década, a empresa anuncia que disponibilizará mais uma opção neutra em CO2: caminhões elétricos a célula de combustível movidas a hidrogênio.

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos, e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os caminhões elétricos movidos a célula de combustível terão uma autonomia comparável à de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.

“Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas,” diz Roger Alm.

As células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, em vez de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde em larga escala. Outro desafio é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

“Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, afirma Roger Alm.

A FPT Industrialalcançou um novo marco com 150 mil motores produzidos em sua fábrica em Córdoba, na Argentina, onde são produzidos os propulsores das séries Cursor 9, 10, 13 e da linha NEF para transporte e agricultura, tanto para o mercado interno quanto para a exportação para países de toda a América do Sul.

Desde sua inauguração em 2012, a fábrica tem se destacado pelo alto nível de treinamento e comprometimento de sua equipe. O fator humano, os centros de usinagem e a experiência de seus fornecedores posicionaram a FPT Industrial como uma das referências do setor na América Latina.

Em 2018, a empresa fabricou 17 mil motores e conseguiu aperfeiçoar áreas como a manutenção autônoma, a organização do trabalho e os processos de produção. No mesmo ano, a fábrica alcançou nível bronze no World Class Manufacturingque integra o gerenciamento de processos de manufatura.

Agora a fábrica argentina é o ponto de referência do Iveco Group para DOT (Driving Operations Together), o novo programa voltado para resultados que busca aprimorar as operações da empresa no mundo inteiro e impulsionar a sustentabilidade do processo. Exclusivo do Iveco Group, o DOT foi concebido com base na força e no sucesso do programa anterior de melhoria contínua de fabricação (adotado em 2008), estendendo seu campo de aplicação a todas as operações e enriquecendo o ecossistema com um novo foco gerencial para estimular uma mentalidade mais proativa, bem como a responsabilidade em toda a empresa.

Em 2019 foi alcançado o número acumulado de 100 mil motores fabricados no país e, em 2021, esse número foi ultrapassado nos motores exportados, com duas famílias de produtos: NEF e Cursor, disponíveis em versões diferentes.

Agora, a empresa e seus funcionários comemoram o marco de 150 150 mil motores na fábrica. Eles são usados em caminhões Iveco, líder do mercado argentino, assim como em máquinas New Holland Agriculture, New Holland Construction, Case IH e CASE Construction Equipment, além de aplicações em outros segmentos, como o setor de geração de energia e o mercado marítimo latino-americano.

 “Estamos muito orgulhosos por essa grande conquista de nossa fábrica, que atesta a excelência e a qualidade dos motores, mas também do trabalho de equipe e das habilidades de nossos funcionários, que se esforçam diariamente para atingir e superar as expectativas de nossos clientes. Sem o trabalho conjunto de todas as pessoas que compõem a FPT Industrial, isso não seria possível”, comentou Sylvain Blaise, presidente de Powertrain.

“O mercado argentino é fundamental para a marca e a prova disso não está apenas nos investimentos já feitos, mas também em nossas pesquisas e desenvolvimentos constantes para garantir a mais alta qualidade nos processos de produção. Alcançar o marco de 150 mil motores fabricados na Argentina é um sucesso para todos nós”, disse Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Na Argentina, a empresa possui uma rede de revendedores composta pela Eurotorque e pela Propeller na província de Buenos Aires; Grumaq em Córdoba e Mayssa em Salta, grupos empresariais que comercializam produtos da FPT Industrial para aplicações on-road, off-road, marítimas e de geração de energia e também fornecem serviços de pós-venda para todo o país.

O eActros LongHaul, modelo elétrico da Mercedes-Benz Trucks voltado para longas distância, com autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria, está previsto para entrar em produção em série em 2024. Os primeiros protótipos do caminhão de 40 toneladas estão passando por testes internos, e os engenheiros da marca estão planejando dar início aos testes do caminhão elétrico nas estradas públicas este ano. 

Segundo a fabricante, o eActros LongHaul vai viabilizar a recarga de alto desempenho, conhecida como “recarga megawatt”. A Mercedes-Benz Trucks também está preparando versões adicionais do eActros – especificamente do eActros 300 e do eActros 400. E a partir de julho, o eEconic para uso em serviços municipais deve começar a sair da linha de montagem na fábrica de Wörth, na Alemanha, como segundo veículo de produção em série totalmente elétrico.

O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos livres de emissões locais de CO² na Europa para mais de 50% até 2030. Para apresentar a mobilidade elétrica aos clientes de caminhões de toda a Europa, a fabricante está organizando um evento com duração de várias semanas na fábrica de Wörth a partir do início de junho.

Especialistas da Mercedes-Benz Trucks informarão um total de cerca de mil participantes sobre os aspectos centrais da mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até modelos elétricos. Além disso, os clientes terão a oportunidade de conduzir o eActros 300 em rotas exigentes e com cargas úteis realistas.

Com relação às recargas nas garagens, a Mercedes-Benz Trucks está trabalhando em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure, a Engie e o Grupo EVBox. Em termos de recarga pública para transportes de longo percurso, a Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo assinaram um compromisso de parceria para estabelecer uma joint venture, que deverá trabalhar no desenvolvimento e operação de uma rede de recarga pública, de alto desempenho, para caminhões pesados de longo percurso e ônibus rodoviários elétricos movidos a bateria na Europa. A rede de recarga estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca de seus veículos.

O objetivo do projeto “High-Performance Charging in Long-Haul Truck Transport” (recarga de alto desempenho no transporte rodoviário de longa distância), com a participação da Daimler Truck e sob a égide da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), é planejar, construir e operar uma infraestrutura de recarga selecionada de alto desempenho para transporte por caminhões elétricos movidos à bateria que atuem em longo percurso. Dois pontos de recarga de alto desempenho com o sistema de recarga “Megawatt Charging System” (MCS) deverão ser construídos em cada um dos quatro locais na Alemanha e testados em aplicações do mundo real. Vários outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto.

A arquitetura do veículo eEconic se beneficia da estratégia de plataforma global da Daimler Truck: o trem de força do caminhão de piso baixo é baseado no Mercedes-Benz eActros, que já está em produção em série na fábrica de Wörth desde outubro de 2021. Desde maio de 2022, a FES Frankfurter Entsorgung (gestão de resíduos) e a Service GmbH já estão usando um eEconic próximo do modelo da produção em série em Frankfurt am Main para a coleta de lixo municipal.

A meta da Daimler Truck é oferecer apenas veículos novos na Europa, Japão e América do Norte que sejam livres de emissões de CO² em operação (“tank-to-wheel” – desde o tanque até o volante) até 2039. Os dois modelos elétricos movidos a bateria Mercedes-Benz eCitaro e Mercedes-Benz eActros já estão saindo das linhas de montagem em produção em série desde 2018 e 2021, respectivamente.

O Mercedes-Benz eEconic, Fuso eCanter e o Freightliner eCascadia seguirão no final deste ano, e outros veículos livres de emissões locais de CO² já estão planejados. Para a segunda metade desta década, a empresa planeja complementar ainda mais sua gama de veículos com veículos produzidos em série movidos a células de combustível à base de hidrogênio. Colocar o transporte neutro em CO² nas estradas até 2050 é o objetivo final.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus participa da Expo Foro, um evento voltado para o mercado de ônibus no México, e também da Agroactiva, uma importante feira agropecuária da Argentina. Os dois países estão entre os principais destinos das exportações da marca.

No país vizinho, estarão em exposição desde modelos da família Delivery e Constellation até os extrapesados Meteor, que estão previstos para chegar até o fim deste ano ao mercado local. A montadora também vai colocar em destaque seu novo serviço Volks|Assistance, criado para prestar suporte 24 horas aos clientes no país, de acordo com sua necessidade.

Já no México, o foco será o portfólio completo para mobilidade de passageiros, informa a empresa. A montadora irá expor desde o micro Volksbus 9.160 ao modelo 14.190, desenvolvido sob medida para o mercado mexicano e que estreia com suspensão pneumática, além dos Volksbus 15.190 e 17.230, além do Volksbus 17.280 movido a gás natural. Da marca MAN, a montadora traz para a feira o RR2 do 19.480 4×2 e o RR4 do 26.480 6×2.

Recentemente, a empresa anunciou a ampliação da presença da empresa em mais mercados, focando as regiões ocidental e norte da África, além de avaliar oportunidades no Oriente Médio. Em parceria com importadores, a Volswagen quer aumentar vendas nos mais de 30 países onde já atua, entre eles México e Argentina, além de entrar em novos mercados como Togo, Benim, Burkina Faso, Sudão e Sudão do Sul, na África.

A empresa também busca oportunidades no Oriente Médio, como por exemplo na Jordânia. No início de 2022, a marca já desembarcou em Filipinas, em sua primeira operação oficial na Ásia.

A Volvo utilizará aço fóssil-free da empresa siderúrgica sueca SSAB, matéria-prima que traz impacto climático muito menor do que o aço convencional em sua produção. Os primeiros modelos a usar o componente serão os caminhões elétricos Volvo produzidos no continente europeu.


O aço da SSAB é produzido com uma tecnologia totalmente nova, baseada em hidrogênio. A introdução deste material nos caminhões elétricos Volvo começará no terceiro trimestre de 2022 e será inicialmente em baixa escala. 

“Vamos aumentar o uso de materiais livres de fósseis em todos os nossos caminhões para torná-los ‘zero emissões’ não apenas em operação, mas também quando se trata dos materiais com que são produzidos”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.

O primeiro aço produzido com hidrogênio será usado nas longarinas, a espinha dorsal do caminhão, sobre a qual todos os outros componentes são montados. À medida que a disponibilidade de aço livre de fósseis aumentar, ele também passará a ser usado em outras partes do veículo.

Hoje, cerca de 30% dos materiais de um caminhão Volvo vêm de materiais reciclados. E até 90% do veículo pode ser reciclados ao final de sua vida útil. “Estamos continuamente nos esforçando para minimizar ainda mais nossa pegada climática, caminhando para uma maior circularidade, tanto em nossas operações quanto em nossos caminhões”, diz Sandström.

O Grupo Volvo está colaborando com a SSAB em aço livre de fósseis desde 2021. A primeira unidade produzida com esse material foi uma carregadeira Volvo, apresentada em outubro do ano passado. O aço livre de fósseis será um importante complemento ao aço tradicional utilizado nos caminhões Volvo. A Volvo Trucks está comprometida com o Acordo de Paris, com ações para zerar emissões de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040.