Mercedes-Benz Unimog comemora 70 anos de história

Há 70 anos, foi realizado o primeiro test-drive do “Protótipo 1” do Unimog. Conduzido por florestas, em estradas irregulares da Alemanha, o veículo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os alemães a aumentarem a produtividade agrícola da época pós-guerra. Desde então, nenhum outro veículo comercial no mundo consegue operar com tamanha versatilidade, seja como […]

Há 70 anos, foi realizado o primeiro test-drive do “Protótipo 1” do Unimog. Conduzido por florestas, em estradas irregulares da Alemanha, o veículo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os alemães a aumentarem a produtividade agrícola da época pós-guerra.

Desde então, nenhum outro veículo comercial no mundo consegue operar com tamanha versatilidade, seja como reboque, trator, caminhão, veículo de combate a incêndios e exploração, foodtruck, locomotiva, ônibus, máquina de operação e uso militar.

O ano de 1945 foi fundamental para o desenvolvimento do Unimog. O engenheiro Albert Friedrich retornou para Stuttgart-Untertürkheim em junho daquele ano, e queria ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG no período pós-guerra, contribuindo com a construção de uma máquina agrícola motorizada.

Em agosto deste mesmo ano, outro engenheiro da Daimler-Benz AG subordinado a Friedrich desenhou o primeiro esboço do Unimog. A figura foi revisada e, em um mês, foi apresentada à diretoria da empresa, que, entretanto, demonstrou pouco interesse pelo projeto. Após essa decisão, o esboço foi apresentado à Comissão de Controle da Produção, autoridade militar dos Estados Unidos na região, com pedido de permissão para fabricar dez veículos de teste. Essa aprovação foi concedida no dia 20 de novembro de 1945, pelo responsável pelo Grupo de Alimentos e Agricultura da zona ocupada pelos britânicos e americanos.

Leia  mais  na revista Transporte Moderno nº479 no  Acervo Digital OTM

Veja também

Por