Embraer e empresa aeronáutica chilena fecham acordo de cooperação

O compromisso entre as empresas contempla a abertura de um novo centro de serviços e a fabricação de peças para aviões da Embraer

A Embraer e a Empresa Nacional Aeronáutica do Chile (Enaer) anunciaram hoje dois acordos de cooperação industrial e serviços que envolvem as aeronaves de defesa A- 29 Super Tucano e o C-390 Millennium, além dos aviões comerciais da companhia. A parceria visa ampliar a rede de fornecedores e serviços da Embraer no Chile e contribuir com a integração das indústrias aeroespaciais dos dois países sul-americanos.

O acordo de cooperação é resultado de um entendimento entre Embraer, Enaer e a Força Aérea do Chile. A empresa chilena iniciará a fabricação de componentes e será designada como centro de manutenção para as 22 unidades do A-29 Super Tucano da Força Aérea do Chile. O acordo está vinculado à ampliação da frota do A-29 Super Tucano em operação no país. Além disso, a cooperação pretende ampliar tanto o papel da Enaer como fornecedora quanto a presença da Embraer no Chile.

“Esses acordos representam a retomada dos laços comerciais entre as empresas, que foram mantidos por muitos anos com resultados vitoriosos. A nova etapa que começa hoje nos permite olhar para o futuro com muito mais otimismo para enfrentar, em ambos os países, os desafios da indústria aeroespacial em um mundo cada vez mais sonoro”, diz Henry Cleveland, diretor-executivo da Enaer.

Ampliação de investimentos

Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, afirma que esse contrato envolverá investimentos recíprocos na indústria aeroespacial tanto do Brasil quanto do Chile. “Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a nossa relação e ampliar tanto a cooperação quanto a investimentos mútuos. Isso contempla não apenas o A-29 Super Tucano, mas também outros programas, como o C-390
Millennium, por exemplo.”

Com esse acordo, Embraer e Enaer querem retomar o histórico de cooperação iniciado na década de 1990. Ao longo das décadas de 1990 e 2000, a empresa chilena foi uma fornecedora relevante de estruturas para a família dos jatos ERJ-135/ 140/145, vencedora de vários prêmios de melhores fornecedores da cadeia global de suprimentos da Embraer.

LEIA MAIS

Embraer e Senai fazem parceria para cooperação em pesquisas industriais

Veja também

Por