Curitiba – Cidade prevê investimentos de R$ 420 milhões no seu sistema

A cidade de Curitiba foi a idealizadora do BRT, implantando o primeiro corredor exclusivo para ônibus em 1974, o Norte/ Sul, com 16,43 quilômetros de extensão e pontos de parada instalados na via a cada 500 metros. Hoje, a cidade conta com 85,6 quilômetros de BRT, transportando aproximadamente 566 mil passageiros por dia. Os corredores […]

A cidade de Curitiba foi a idealizadora do BRT, implantando o primeiro corredor exclusivo para ônibus em 1974, o Norte/ Sul, com 16,43 quilômetros de extensão e pontos de parada instalados na via a cada 500 metros. Hoje, a cidade conta com 85,6 quilômetros de BRT, transportando aproximadamente 566 mil passageiros por dia. Os corredores são operados com 142 ônibus biarticulados e 26 articulados, com velocidade média de 18 km por hora na linha Expresso e 25 km por hora na Expressão Ligeirão. De acordo com a empresa pública gestora do transporte, a Urbanização de Curitiba (URBS), para ampliar a capacidade dos corredores, a capital paranaense iniciou em 2010 um plano para melhorar a infraestrutura dos corredores, de modo a permitir a ultrapassagem dos ônibus nos pontos intermediários, o que resultou na implantação de mais um serviço: o Expresso Ligeirão, que, além da linha expressa com parada em todas as estações, passou a oferecer um transporte mais rápido, com paradas apenas nos terminais e na região central. O Corredor Boqueirão, que operava com a linha Expresso desde meados da década de 1970, passou a contar também com a linha Ligeirão Expresso Boqueirão, com o que foi possível reduzir em 15 minutos o tempo de viagem.

No sistema de BRT de Curitiba, toda a frota de veículos é conectada a um Centro de Controle Operacional (CCO) via GPS e monitorada em tempo real. As estações-tubo e os terminais do sistema são equipados com painéis de LED, que informam os horários dos veículos. Para garantir segurança aos usuários, todas as estações e terminais têm câmeras de monitoramento conectadas ao CCO. A Guarda Municipal possui uma equipe denominada Patrulha do Transporte Coletivo, com agentes e viaturas que circulam pelos corredores para evitar ações de roubos, assaltos ou violência nos coletivos, estações e terminais do sistema.

Segundo a URBS, a cidade de Curitiba tem programado para os próximos quatro anos o investimento de R$ 420 milhões no sistema de BRT. O valor será aplicado nos corredores Linha Verde, Norte/Sul e Leste/Oeste.

No Corredor Linha Verde, as obras para a implantação do trecho norte já estão em andamento. A primeira etapa, que ligará a estação Fagundes Varela ao Terminal Pinheirinho, deverá estar concluída em dezembro de 2017. A segunda etapa, que ligará o corredor com o município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, deverá ser entregue até 2020.

O Corredor Norte/Sul já está com as obras concluídas do trecho norte, o que possibilitará a implantação do Expresso Ligeirão, porém ainda aguarda as adequações a serem realizadas no trecho sul. Tais ajustes e a aquisição de novos ônibus para operar neste corredor deverão ocorrer até o fim de 2018. Esta nova linha, que terá operação direta, com paradas apenas nos terminais e na região central da cidade, ampliará a oferta de viagens para os passageiros, além de aumentar a velocidade operacional no corredor.

No Corredor Leste/Oeste, o projeto para implantação de uma linha do tipo Expresso Ligeirão também já foi executado e aprovado pela Caixa Econômica Federal. O início das obras aguarda apenas a liberação de recursos do governo federal e o processo licitatório para definir quem executará os serviços de ampliação das vias e a reforma das estações.

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