Totvs: Logística 4.0

A Totvs participou da 21ª Fenatran trazendo os destaques de sua linha de produtos e ferramentas tecnológicas voltadas para o setor de logística e transporte de cargas. “Para o evento, preparamos um portfólio completo de soluções para atender a todo o segmento de logística. Entre as soluções apresentadas, estão desde ofertas já consolidadas como ERP […]

A Totvs participou da 21ª Fenatran trazendo os destaques de sua linha de produtos e ferramentas tecnológicas voltadas para o setor de logística e transporte de cargas. “Para o evento, preparamos um portfólio completo de soluções para atender a todo o segmento de logística. Entre as soluções apresentadas, estão desde ofertas já consolidadas como ERP (Enterprise Resource Planning), Recursos Humanos,TMS (Transportation Management System), gestão de armazéns, de frotas e de frete embarcador, até novidades como a solução de otimização logística, plataformas de inteligência fiscal e comercial e inteligência artificial”, informa Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da companhia.

Um dos destaques da Totvs é a nova versão do TMS, com melhorias significativas para a operação de transportadores que atuam com carga fechada e fracionada. “Esta versão traz inovações desenvolvidas de forma participativa, com o know-how de clientes que são grandes players do transporte. O produto já roda na nuvem há mais de oito anos e foi premiado na penúltima Fenatran como o melhor software para transportadores”, diz Telles. Transportation Management System (TMS) é o sistema de gerenciamento de transporte, que permite o controle de todo o processo das viagens, incluindo coleta, transferência e entrega, de forma dinâmica considerando as rotas já definidas.

Outro destaque é a solução Totvs de otimização logística, com foco na redução do custo do transporte, que consiste em um cockpit logístico alinhado aos conceitos da Logística 4.0, abrangendo desde o planejamento, a roteirização, a gestão de docas, a escolha do tipo de veículo e a sugestão de arranjo de cargas dentro do veículo, até o rastreamento da carga e o monitoramento das entregas. O cockpit logístico é um sistema de gestão para dar mais agilidade ao roteiro de entregas, organizar e acompanhar a carga com visualização em tempo real e integrar as informações logísticas ao back office.

Entre os lançamentos apresentados estão as soluções de logística 4.0 para elevar a produtividade e o patamar de gestão do setor de transportes. “Uma das novidades que trouxemos é a Carol, nossa plataforma de inteligência artificial. Também é destaque a plataforma colaborativa fluig, que atua na desburocratização dos processos e segurança da informação, já com modelos para o perfil do transportador, e, ainda, indicadores de gestão para o transportador por meio do smart analyctics GoodData”, informa Telles.

Segundo Telles, a Totvs é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no país “Cerca de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos. A Totvs possui uma base de clientes expressiva e colaborativa. Além disso, temos grande proximidade com as principais associações de classe do segmento, participando ativamente de discussões sobre os maiores desafios do setor. Temos também um grupo de clientes transportadores que realizam fóruns periódicos sobre inovação e produtividade com o objetivo de colaborar na evolução de nossas soluções”, explica.

Apesar de não divulgar números e resultados, a empresa está otimista com relação ao cenário econômico nacional. “Temos observado uma retomada no crescimento da economia e aumento da confiança no mercado. Para 2018, as perspectivas são de crescimento. Não podemos falar em expectativas de crescimento e investimentos, pois a Totvs é uma empresa de capital aberto e, por isso, segue regras da bolsa de valores”, afirma Telles.

Veja também

Por