Mercedes-Benz lança o Vito elétrico na Europa

O “eVito” é o primeiro veículo de produção em série desenvolvido dentro da nova estratégia de oferecer solução tecnológica customizada especificamente para as necessidades do cliente

 

A Mercedes-Benz Vans da Alemanha planeja oferecer ao mercado todas as suas linhas de veículos comerciais leves com propulsão elétrica. O ponto de partida é o início das vendas do “eVito”, da categoria de vans médias, que já está disponível para encomenda na Europa, com as entregas começando no segundo semestre de 2018.

Com baterias de capacidade instalada de 41,4 kWh, a autonomia do “eVito” será de aproximadamente 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, como baixas temperaturas externas, com carga total, terá uma autonomia de 100 km.

A bateria pode ser carregada totalmente em cerca de seis horas, enquanto que uma potência de 84 kW e de até 300 Nm de torque disponibilizam desempenho dinâmico, segundo a fabricante. Quando se trata de velocidade máxima, o cliente pode escolher entre duas opções: 80 km/h que satisfaz todos os requisitos de tráfego em áreas urbanas, enquanto conserva energia e autonomia; se há necessidade de mais velocidade, o cliente poderá escolher a faixa máxima de até 120 km/h.

Nessa primeira etapa de encomenda do “eVito” estão disponíveis duas versões de tamanho. A versão mais longa possui um comprimento total de 5.140 mm, enquanto a extralonga mede 5.370 mm. O veículo pode acomodar uma carga útil de 1.073 kg e um volume máximo de carga de 6,6 m3. A instalação da bateria embaixo do veículo contribui para o uso irrestrito da totalidade do espaço interno. O PBT do veículo é de 3.200 kg.

 

Estratégia

Fabricante líder de veículos comerciais leves, a Mercedes-Benz Vans apresentou sua estratégia de utilização de propulsão elétrica no Seminário “[email protected]” em Berlim, capital da Alemanha. O foco não está centrado somente no veículo elétrico, mas também na ampla solução tecnológica customizada especificamente para as necessidades comerciais do cliente. O “eVito” é o primeiro veículo de produção em série desenvolvido dentro dessa abordagem estratégica.

“Estamos convencidos da necessidade da propulsão elétrica em nossos veículos comerciais leves, especialmente nas aplicações urbanas”, afirma Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans. “Com a iniciativa ‘[email protected]’, estamos mostrando que somente soluções completas de mobilidade, que vão além da propulsão, apresentam uma alternativa real para os clientes. O ‘eVito’ é o ponto de partida e será seguido pela nova geração da Sprinter, bem como pelo Citan.”

Se a eletrificação de veículos quiser competir em igualdade de condições com o motor clássico de combustão interna, precisará de mais do que simplesmente parâmetros econômicos, como o custo de aquisição e o custo operacional. Nesse sentido, tão importante quanto o TCO (Custo Operacional Total), é a implementação de uma infraestrutura robusta para recarga das baterias, bem como a oferta de serviços e conectividade.

A estratégia “[email protected]” se baseia em cinco pilares: solução completa, conhecimento do setor, rentabilidade, trabalho em parceria e transferência de tecnologia.

A Mercedes-Benz Vans está buscando soluções num sistema completo customizado que se baseia na orientação de quem tem conhecimento do setor. O diálogo entre os clientes e especialistas da empresa, por exemplo, possibilitará a adequação de cada um dos conceitos operacionais para atender às necessidades dos transportadores, tamanho da frota e perfil de condução, bem como os pré-requisitos voltados à criação da infraestrutura para recarga.

Como uma das pioneiras no desenvolvimento de veículos elétricos movidos à bateria – a van MB 100 utilizava um motor elétrico em meados dos anos 1990 –, a Mercedes-Benz Vans combina a experiência conquistada ao longo de duas décadas com ampla especialização no setor. Veículos comerciais precisam ser customizados para os seus usos específicos, seja para o transporte ou serviços. Começando com o Vito e continuando com a Sprinter, em 2019, a empresa oferecerá modelos elétricos flexíveis e versáteis, que possam ser adequados a qualquer demanda dos clientes. O novo “eVito” vai incorporar essa grande variedade desde o lançamento no mercado.

 

Rentabilidade

Quando se trata do TCO, os novos veículos elétricos se colocam em níveis equivalentes ao Vito a diesel. O preço maior de aquisição é compensado pelos custos de manutenção e energia menores, bem como por economia de impostos.

Um importante pré-requisito para o êxito dessa solução é a estrutura apropriada, bem como o preço atrativo da eletricidade. Desenvolvimentos rápidos na tecnologia de baterias preveem que, no futuro, os veículos elétricos serão amortizados de modo mais rápido do que os de motores convencionais, oferecendo vários benefícios comerciais e ambientais.

Segundo a fabricante alemã, a eletrificação vem sendo acompanhada por uma mudança de paradigma no desenvolvimento de veículos, com destaque para a geração de novas soluções em parceria com clientes. Necessidades específicas de clientes estratégicos, como a prestadora de serviços de logística Hermes, por exemplo, são integradas diretamente no desenvolvimento dos veículos elétricos e serviços.

A Hermes e a Mercedes-Benz Vans fizeram uma parceria no início deste ano e embarcarão em uma fase piloto em Hamburgo e Stuttgart no início de 2018. A frota elétrica, que será usada para entrega de encomendas, será incorporada depois a outras aplicações urbanas e atingirá um total de 1.500 unidades do Vito e da Sprinter elétricos até 2020. A cooperação estratégica também inclui um trabalho conjunto para gerar um conceito para a estrutura de recarga eficiente nas centrais de logística da Hermes, bem como serviços de TI para o controle da frota elétrica. Além disso, o processo de entregas será acelerado por meio de sistemas que facilitem a carga e a descarga automáticas dos pacotes.

A Mercedes-Benz Vans também está trabalhando com seus clientes para impulsionar o processo de inovação e soluções “last-mile” (das centrais de distribuição aos clientes finais) não visando somente ao setor de entregas de pacotes e de documentos. Os resultados da parceria com o cliente para o ‘last mile’ podem ser transferidos para outros setores. No final, todos os clientes poderão se beneficiar com essa transferência de conhecimentos e tecnologia, segundo a empresa.

Independentemente do tipo de propulsão escolhido, não se pode abrir mão do conforto, segurança e ergonomia a bordo. Assim, para garantir esses atributos tradicionais, a Mercedes-Benz Vans está aprimorando conceitos já aplicados com êxito em veículos da marca, desenvolvendo-os ainda mais para o trem de força totalmente elétrico. Isso se deve ao acesso a amplos recursos tecnológicos da Daimler AG. O grupo tem investindo pesadamente em mobilidade elétrica, fazendo uso sistemático de sinergias entre as divisões de automóveis e de veículos comerciais.

Nesse contexto, por exemplo, a Deutsche Accumotive – uma subsidiária da Daimler sediada em Kamenz, próxima a Dresden, na Alemanha – fornece as baterias para o “eVito”. Diferentes sistemas de carga e de tamanhos de bateria estabeleceram novos marcos de progresso quanto à economia e à relação custo-benefício.

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