Mercedes-Benz supera o marco histórico de 80 mil caminhões Accelo vendidos no Brasil

Em 19 anos de mercado, foram emplacados 80.920 caminhões leves e médios da família Accelo no país

Em 2021, a Mercedes-Benz superou o marco histórico de 80 mil caminhões Accelo vendidos no Brasil. Desde que chegou ao mercado, em 2003, foram emplacados 80.920 caminhões dessa família de leves e médios.

Do volume total acumulado, 30.579 caminhões são do Accelo 815, o “Mercedinho”, lançado em 2003 e sucessor de caminhões leves campeões de venda da Mercedes-Benz. O segundo modelo mais vendido é o Accelo 1016, apresentado em 2011, com 28.154 veículos emplacados.

A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 815 e 1016. Hoje, a linha conta ainda com o modelo 1316 6×2 do segmento de caminhões médios, lançado em 2015.

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 19 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o queridinho do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a fabricante, o Accelo inovou no mercado com o conceito de cabine home office, com interior parecido ao de um carro. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar-condicionado e cobertura de degraus.

“Ou seja, em 2003, o Accelo já nasceu com diversos itens que a concorrência apresenta hoje como grande novidade ou modernidade”, observa Roberto Leoncini. “Outro destaque está no fato de que foi a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado. Por isso, esse caminhão da nossa marca está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado para atender às necessidades do mercado e oferecer mais valor ao cliente. Isso também é resultado do compromisso: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

“A categoria de leves e médios é muito competitiva, com um universo bastante diversificado de clientes, desde aqueles que focam mais o preço do caminhão, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para preço e também custos operacionais, investindo em tecnologias que tragam mais economia, conforto e segurança”, prossegue Roberto Leoncini. “Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar-condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”.

O Accelo conta com tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas), além do Top Brake, o exclusivo freio-motor da Mercedes-Benz.

A Linha Accelo é formada pelos modelos leves Accelo 815 (8,3 mil kg de PBT) e Accelo 1016 (9,6 mil kg de PBT) e pelo médio Accelo 1316 6×2 (13 mil kg de PBT), equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e circulação no interior dos bairros, além das curtas distâncias rodoviárias e rurais. Além disso, atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

Outro diferencial, segundo a Mercedes-Benz, é que a linha oferece as maiores plataformas de carga do seu segmento, maximizando a produtividade e rentabilidade para o cliente.

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