Volkswagen Truck & Bus é a nova razão social Volkswagen Caminhões e Ônibus

O anúncio foi feito hoje pelo presidente e CEO Roberto Cortes no Capital Markets Day do Grupo Traton na Suécia e coincidiu com a expansão confirmada para outros mercados de exportação

Volkswagen Truck & Bus Indústria e Comércio de Veículos Ltda. é a nova razão social da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil. No México, a empresa passa a se chamar Volkswagen Truck & Bus México S.A. de C.V. O anúncio oficial das mudanças foi feito pelo presidente e CEO da companhia, Roberto Cortes, durante o Capital Markets Day (Dia do Mercado de Capitais) do Grupo Traton em Södertälje, na Suécia. As novidades coincidem com o anúncio da ampliação da presença da empresa em mais mercados, focando as regiões ocidental e norte da África, além de avaliar oportunidades no Oriente Médio.

Comercialmente, a empresa continuará usando a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e nos demais países de língua portuguesa. No México, também seguirá conforme o idioma espanhol: Volkswagen Camiones y Buses. Para eventos corporativos internacionais, além de alguns mercados de exportação, o nome adotado pela montadora será Volkswagen Truck & Bus.

“O anúncio dessas mudanças ocorre justamente quando buscamos ampliar nossa presença global como fornecedores de veículos comerciais e serviços. Em parceria com importadores, queremos aumentar nossas vendas nos mais de 30 países onde já atuamos, entrar em novos mercados como Togo, Benim, Burkina Faso, Sudão e Sudão do Sul, na África, e buscar oportunidades no Oriente Médio, como por exemplo na Jordânia. Além de ampliar o sucesso obtido em mercados como o filipino, na Ásia”, disse Roberto Cortes.

O Capital Markets Day, que reuniu investidores e analistas em formato híbrido (presencial e on-line), teve a presença de todo o Board do grupo, do qual o executivo brasileiro também é parte. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem todas as condições necessárias para continuar crescendo. Seguiremos investindo de forma crescente, trabalhando em eficiência e sinergias de grupo para melhorar ainda mais a rentabilidade”, acrescentou o executivo.

Criada há 41 anos, a montadora iniciou suas operações no Brasil com a oferta de apenas dois caminhões médios: os VW 11.130 e 13.130. Hoje, mantém fábricas no Brasil e no México, uma rede com cerca de 350 pontos de venda em três continentes e mais de 50 diferentes modelos de caminhões e ônibus, que ainda podem ser configurados sob medida. Somados, as equipes da Volkswagen Caminhões e Ônibus e das oito empresas que compõem o inédito sistema produtivo chamado de Consórcio Modular chegam a 5 mil funcionários.

A empresa é a atual líder brasileira em vendas de caminhões (título também conquistado de 2008 a 2015), segundo a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea). Também detém a vice-liderança histórica no mercado nacional de chassis de ônibus, e realiza embarques de produtos completos ou em kits para seus importadores na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Por