Inpasa reforça a frota com 120 caminhões Iveco Hi-Way

O objetivo da empresa com a aquisição do extrapesado é fortalecer as operações de transporte

A Inpasa adquiriu 120 unidades do Iveco Hi-Way 6X4 800S48TZ e seis do Tector 6×4 260E30 para ampliar a capacidade operacional, diante do crescimento das atividades no setor energético. “Nossa estratégia de crescer de forma sustentável, com foco total no cliente, nos traz resultados muito positivos, tanto no aumento das vendas quanto em relação à satisfação de autônomos e transportadores que têm nossos produtos, e contam hoje com uma rede de atendimento em 100% do território nacional”, afirma Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.

Para Marcelo Araújo, gerente comercial da Iveco, o Hi-Way proporciona rentabilidade na operação, com baixo consumo de combustível e conforto para os motoristas. “Temos verdadeiros ‘pacotes de solução’ para os clientes. Não basta ter potência se não for econômico”, completa. A concessionária Torino participou da negociação.

Eder Lopes, diretor da Inpasa, destaca que o objetivo da empresa com a aquisição do Iveco Hi-Way é fortalecer as operações de transporte. “Ampliamos a eficiência e reduzimos custos sem abrir mão da qualidade. Além disso, o conforto que o caminhão proporciona é um diferencial, principalmente porque as viagens que nossos motoristas realizam acontecem em longos percursos”, pontua.

O executivo ressalta que a Inpasa está em constante crescimento para continuar liderando o segmento de etanol de milho e seus derivados na América Latina. Sediada em Sinop (MT), a indústria tem filiais em Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), além de duas unidades no Paraguai.

O Hi-Way evoluiu a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a Iveco desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível. Estas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque das motorizações, o desempenho dos caminhões permitiu, por exemplo, retomadas mais eficientes, resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade.

Além disso, na linha Hi-Way, o cliente tem a opção do “modo econômico”, acionado por meio da tecla ECO no painel, contribuindo para melhoria no consumo de combustível. A linha conta ainda com uma série de itens nos sistema de freios: ABS (Anti Lock Braking System): sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. EBD (Electronic Brake Force Distribution): sistema que trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema. Ajustador automático de folga das lonas de freio. CEB (Combined Engine Brake): freio-motor no cabeçote, combinado com válvula-borboleta instalada no coletor de escapamento, que eleva a potência de frenagem para 460 cv. O limitador de velocidade também contribui para a segurança já que, uma vez programada, a velocidade máxima não é ultrapassada, mesmo quando há a pressão no pedal do acelerador.

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