Porto Itapoá passa a operar guindastes por controle remoto

Os novos aparelhos, que devem começar a chegar em maio, serão híbridos, consumindo três vezes menos combustível que os movidos a diesel

O porto Itapoá (SC) informa que será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar guindastes móveis sobre pneus (RTG) por controle remoto. A aquisição de dez máquinas é resultado de um investimento de mais de US$ 25 milhões. Os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda leva está programada para novembro deste ano.

“Já estamos capacitando os operadores que vão trabalhar nestas máquinas e também preparando a sala onde eles passarão a trabalhar”, relata o diretor de operações portuárias, tecnologia e meio ambiente do porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. Os novos RTG têm capacidade para empilhar até seis contêineres.

Os equipamentos são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional, movido a diesel. Além disso, o porto Itapoá adquiriu um guindaste que movimenta contêineres entre o cais e o navio (portêiner) com uma lança com 70 metros de alcance, no valor de US$ 11 milhões. O terminal já dispõe de seis portêineres, sendo quatro com 55 metros e dois com 65 metros de lança.

Em todo o mundo, apenas 27 terminais usam os RTG por controle remoto da fabricante chinesa ZPMC. Temos feito investimentos substanciais em tecnologia que tornam o Porto Itapoá um dos mais inovadores do continente”, diz Rosa Jr. O executivo se refere às recentes aquisições de maquinário, como o scanner móvel para inspeção de contêineres adquirido por cerca de R$ 10 milhões. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro e deve entrar em operação até março.

Em 2022, o porto Itapoá adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker, empregadas nas operações no pátio do terminal. Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de movimentar 45 toneladas e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador. O porto já contava com três equipamentos similares.

Outra importante aquisição foram nove caminhões terminal tractors (TT) do fabricante nacional Rucker – que chegaram em julho de 2022. Os veículos juntaram-se à frota de 40 veículos, e podem carregar, cada um, 65 toneladas.

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