Banco Mercedes-Benz alcança resultados recordes em 2022

A carteira de clientes aumentou 35%, atingindo R$ 19,454 bilhões, e os novos negócios tiveram aumento de 54%, totalizando R$ 7,581 bilhões, sendo que os caminhões tiveram 64,4% de representatividade e os ônibus 25%

Sonia Moraes

O Banco Mercedes-Benz encerrou 2022 com resultados recorde, mesmo com as incertezas da economia, ampliadas pela guerra no leste europeu e pela disputa eleitoral brasileira. A carteira de clientes atingiu a maior marca da sua história, com R$ 19,454 bilhões, crescimento de 35% em relação aos R$ 14,415 bilhões alcançados em 2021. “Colhemos bons frutos com um portfólio de produtos financeiros e de seguros bastante competitivos, aliados à intensificação dos nossos esforços na melhoria de processos e a proximidade com clientes, fábrica e concessionários”, disse Marcello Larussa, diretor comercial do Banco Mercedes-Benz.

Em novos negócios contratados, a instituição registrou R$ 7,581 bilhões no ano passado, o melhor resultado em um único ano, e crescimento de 54% sobre 2021. E dezembro foi relevante, com R$ 1,052 bilhão em novos negócios. “Foi o melhor mês da história, com 208% a mais o que fizemos 2021”, afirmou o diretor do Banco Mercedes-Benz.

Dos novos financiamentos realizados pela instituição em 2022, o segmento de caminhões representou 64,4% dos contratos. Ao todo, foram financiados 9.823 caminhões e liberados R$ 4,882 bilhões, 63% superior a 2021.

O segmento de ônibus teve 25% de representatividade nos financiamentos realizados em 2022, sendo 15% proveniente do segmento de chassis e 10% do segmento de carrocerias. O crescimento de novos negócios foi de 13%, com a liberação de quase R$ 1 bilhão, que inclui também o financiamento de carrocerias. Somente para chassis foram liberados R$ 793 milhões, segundo o diretor do Banco Mercedes-Benz.

“De cada 100 ônibus financiados no ano passado, 61% foram com o Banco Mercedes-Benz e dos contratos fechados, 75% foram por meio do Finame e 25% pelo CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com pequena participação de micro-ônibus, vans e modelos rodoviários e grande participação de urbanos”, revelou Larussa. O segmento de ônibus também registrou aumento no pagamento à vista no ano passado, de 39% para 56%.

O segmento de vans também apresentou forte aceleração nos negócios no ano passado, com a liberação de R$ 336 milhões para financiamento, o que garantiu aumento de 29% sobre R$ 260 milhões disponibilizados em 2021.

“Os números atestam a nossa premissa de atuarmos centrados nas necessidades dos clientes, alinhados com as demandas do mercado, sempre em parceria com a fábrica e com a rede de concessionários”, destacou Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz Corretora de Seguros também registrou resultado inédito em 2022, com R$ 197 milhões em prêmios, 7% maior do que o de 2021, que foi de R$ 184 milhões. “Apesar de 2022 ter sido um ano bastante desafiador, atingimos o melhor resultado de todos os tempos. Muito dessa conquista deve-se ao fortalecimento da digitalização dos processos para melhorar a experiência do cliente e da ampliação do leque de produtos para oferecer soluções mais customizadas”, afirmou Cristina Rensi, head da instituição.

Dos financiamentos realizados pelo Banco Mercedes-Benz em 2022, o Finame mais do que dobrou em volume, ao atingir R$ 3,459 bilhões, ante R$ 1,177 bilhão registrado em 2021.

O CDC continua sendo o produto com maior número em carteira. Em 2022, alcançou R$ 4,101 bilhões, crescimento de 11,5% frente ao volume do ano anterior, que foi de R$ 3,674 bilhões. “Nosso foco é oferecer vantagens competitivas, com opções financeiras e de seguros voltadas para diversas situações de comercialização, considerando tanto as necessidades dos clientes, como cenários econômicos que demandem soluções ágeis e assertivas”, afirmou o diretor.

2023

Ao comentar sobre as perspectivas para este ano o diretor do Banco Mercedes-Benz afirmou que 2023 não é um ano nem mais fácil e nem mais difícil. “É um ano diferente. E temos que aproveitar a proximidade que temos com os clientes e entender as suas necessidades”, destacou. “Precisamos entender como vamos nos organizar para nos diferenciar dos demais bancos e oferecer os melhores produtos.”

A presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz comentou que a inflação e a taxa de juros alta é uma tendência que vai perdurar. “Nós somos um banco de montadora e estamos aqui para apoiar os clientes neste momento de crise”, destacou Janssen.

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