Porto Itapoá realiza investimentos em sistema de monitoramento

A sala de segurança foi inaugurada com sucesso no exercício simulado com a Marinha do Brasil, realizado na última semana

O porto Itapoá (SC) inaugurou uma sala de segurança com o exercício simulado realizado em conjunto com a Marinha do Brasil. Para o desenvolvimento do espaço anexo ao centro de controle e comunicação, o porto contou com a orientação de um especialista em metodologia de gestão de crise da polícia federal.

A sala de segurança faz parte de investimentos de R$ 3,75 milhões, que incluem ainda um novo sistema de monitoramento, além de novas câmeras, instaladas estrategicamente em todas as áreas do terminal e um vídeowall para monitoramento das imagens, em substituição aos antigos monitores.

O sistema passa a contar com inteligência artificial e câmeras térmicas para melhor visualização à noite e em dias de cerração. De acordo com José Aurélio Kalfeld, gerente de segurança do terminal, essa tecnologia de IA embarcada proporciona maior qualidade e acuracidade no monitoramento, minimizando o risco de falhas humanas e de cooptação de pessoas pelo crime organizado.”

Para o segundo semestre, ainda como parte destes investimentos, serão instalados radares e câmeras voltadas para a área molhada, ou seja, nas águas da baía no entorno do píer, o que permitirá um monitoramento ainda mais efetivo da área do porto e das embarcações atracadas.

Veja também

Por