Michelin amplia portfólio para caminhões 

A empresa apresentou oficialmente três novos modelos de pneus da família X Multi, desenvolvidos para garantir mais durabilidade, além de reduzir o consumo de combustível do veículo

Márcia Pinna Raspanti

A Michelin renovou a linha X Multi Energy, com o lançamento de três modelos de pneus da linha para transporte de cargas. Vinícius Sperandio, gerente de produtos da companhia, destacou as novas tecnologias usadas para garantir maior produtividade aos frotistas. “Os pneus representam cerca de 8% dos custos de operação da frota, enquanto o combustível chega a 50% destes gastos. Por isso, é muito significativa a economia de combustível gerada com o uso de pneus fabricados com as mais modernas tecnologias.”

O executivo também ressaltou que atualmente é necessário avaliar o custo total da operação (TCO) e a participação dos pneus nestes custos. “É preciso ir além do CPK (custo por quilômetro rodado) do pneu, mas avaliar o quanto ele acrescenta em termos de produtividade e de economia de combustíveis, por exemplo”, comentou.

As principais tecnologias utilizadas na fabricação dos novos modelos são: Regenion,  que garante uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e menor consumo de combustível, além de manter a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida; Infinicoil (presente nos pneus direcionais), cabo de aço único que envolve toda a carcaça, dando mais resistência a sobrecargas e, portanto, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu, além de auxiliar na redução do consumo de combustível e aumentar a capacidade de carga do pneu.

O X Multi Z2 promete maior longevidade e segurança, com maior durabilidade na primeira vida e vida-carcaça, com aprimorada resistência a estouros e perda repentina de pressão. Com redução de 13% na resistência ao rolamento, os pneus da X Multi Z2 possuem taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem: aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária. 

O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO². A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos. Com maior disponibilidade de frota, menor o gasto com manutenção. 

Já os pneus X Multi Energy Z&D são 3,4kg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.  

Segundo a Michelin, os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela Dekra, foram animadores: os modelos apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente menor emissão de CO² em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados dez conjuntos de caminhão trator acoplados a dez semirreboques de três eixos distanciados. 

Se os pneus forem usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by Sascar, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra o valor: a economia total de combustível da frota chega a 9,2% (4,7% do pneu + 4,5% de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box). 

Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização. As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação. 

Com arquitetura inovadora, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5T) e mais estabilidade. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste.  

Os pneus da linha X Multi Energy D são 3kg mais leves que a linha anterior, a D2, e  apresentam uma redução de 14% na resistência ao rolamento sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio-ambiente. 

Um de seus diferenciais é o desenho inovador da banda de rodagem que através dos sulcos mais fechados no início da vida e que se abrem ao longo de sua utilização, permitem com que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduza a resistência ao rolamento e melhora a taxa de desgaste.

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