Mercado de caminhões tem pequena recuperação em julho

Os segmentos de automóveis e comerciais leves refletem positivamente as medidas provisórias de incentivo ao mercado; já o setor de caminhões começa a viver um cenário mais favorável, e os implementos rodoviários seguem em estabilidade

Márcia Pinna Raspanti

De acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), considerando todos os segmentos automotivos, o mês de julho registrou 367.192 unidades emplacadas, o que corresponde a uma alta de 5,4% sobre junho e de 19,3% sobre julho de 2022. No acumulado do ano, a elevação no mercado automotivo como um todo chegou a quase 15%, totalizando mais de 2,2 milhões de veículos emplacados, dos quais, mais da metade de automóveis e leves.

“Se avaliarmos apenas o acumulado de automóveis e comerciais leves, veremos que este foi o melhor volume desde 2019, portanto, antes da pandemia, o que mostra a eficiência da medida adotada pelo governo” , afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Ao todo, as medidas provisórias 1.175 (editada em 6 de junho) e 1.178 (editada em 30 de junho) destinaram R$ 1,8 bilhão em descontos tributários nas transações de veículos, sendo R$ 800 milhões para os segmentos de automóveis e comerciais leves, R$700 milhões para caminhões e R$300 milhões para ônibus.

“De forma efetiva para automóveis e leves, a iniciativa, aliada aos descontos adicionais oferecidos pelas montadoras e suas redes de concessionárias, além das taxas especiais dos bancos das fabricantes, aqueceu o mercado automotivo, que enfrenta um ano desafiador, em função da perda do poder de compra da população e da alta seletividade de crédito por parte das instituições financeiras”, comenta o presidente da Fenabrave.

O mercado de caminhões, aos poucos, começa a se adequar à introdução do Euro 6, o que explica a leve recuperação do segmento no mês de julho na avaliação da entidade. Em comparação ao mês anterior, o crescimento foi de 5,01%. “Os fabricantes e os compradores dos veículos com a nova tecnologia estão se adequando à nova realidade de valores que a tecnologia implica, mas pode-se afirmar que o Euro 6 já começa a se consolidar no país, especialmente, por conta de um cenário um pouco melhor para o crédito no segmento”, diz Andreta Jr.

O presidente da Fenabrave lembra que já é possível encontrar financiamentos com a Taxa Fixa do BNDES (TFB), que oferece juros entre 1,18% e 1,21% ao mês. Além disso, segundo Andreta Jr., alguns transportadores já começam a utilizar os recursos das medidas provisórias para renovar suas frotas, ainda que de forma incipiente. Em relação a julho do ano passado, o segmento de caminhões registrou em julho um recuo de 28,4%; enquanto no acumulado dos sete meses de 2023, a queda foi de 14,79%.

Os implementos rodoviários seguem registrando um volume estável no decorrer do ano, com ligeira alta no acumulados dos primeiros sete meses. “Como a mudança de tecnologia, para o Euro 6, atingiu apenas caminhões, a visão da Fenabrave é que os emplacamentos de implementos rodoviários têm seguido o fluxo natural de renovação de equipamentos e frota dos transportadores”, analisa Andreta Jr.

No segmento de implementos rodoviários, julho de 2023 apresentou uma pequena variação de 0,10%, na comparação com o mês anterior. Em relação a julho de 2022, houve uma oscilação positiva de 0,18%; enquanto no acumulado do ano, o crescimento chega a 3,87%.

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