Olivo apresenta porta-contêiner para caminhões-trator 4X2 e 6X2

O produto está ligado as operações de comércio exterior; o mercado de porta-contêineres cresceu 13,17% no ano passado

O Grupo Olivo, com sede em Siderópolis (SC), apresenta mais um produto destinado às operações logísticas no segmento de implementos rodoviário “pesado”, o porta-contêiner. “Estamos ampliando nossa oferta para atender mais segmentos de mercado”, diz Clauber Hipolito, gerente comercial do Grupo Olivo.

O porta-contêiner está dimensionado com 12 engates para transportar contêineres de 40 pés e quatro engates para acomodar contêineres de 20 pés. O produto pode ser acoplado em caminhões-trator com tração 4×2 e 6×2. “Dessa forma cobrimos um leque maior de operações logísticas”, explica Hipolito.

As vigas são em perfil em “I” de aço de alta resistência com travessas em perfil em “U” interligadas. O pino rei é flangeado, de duas polegadas, em acordo com a norma NBR 5548. O conjunto de suspensão é mecânico, do tipo balancin sem necessidade de lubrificação, com suportes de mola estampados em aço estrutural, braços tensores fixos e reguláveis e molas semielípticas de 13 toneladas.

O sistema rodante é composto por eixos tubulares com capacidade técnica de 13 toneladas, freios a ar, tambor 16 de 1/2”x 8” com ABS e duas linhas, serviço e emergência, que confere mais segurança à operação. As rodas, em número de 13 em aço de 8,5”x22,5”.

O porta-contêiner tem sua superfície preparada com jato de granalha e pintura em tinta PU com dupla função: preservação contra intempéries e acabamento. O produto dispõe de sistema elétrico com luzes 100% de LED como equipamento de série.

Mercado em crescimento

O segmento de porta-contêiner está em crescimento. De acordo com dados de emplacamentos divulgados pela Anfir no ano passado foram vendidas 3.067 unidades. Em 2021, o mercado absorveu 2.710 produtos. Isso representa crescimento de 13,17%. Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no primeiro trimestre de 2023, o quarto produto mais movimentado nos portos brasileiros foi contêiner.

“O implemento rodoviário porta-contêiner faz parte dessa logística de movimentação e o crescimento da demanda estimula a entrada do Grupo Olivo nesse segmento de mercado”, observa o executivo.

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