Exportações no porto de São Francisco do Sul avançam 60%

Os grãos foram os principais responsáveis pelo crescimento das exportações, com um volume de carga de 4,9 milhões de toneladas

Nos sete meses de 2023, o porto de São Francisco do Sul movimentou nove milhões de toneladas, o que representa um aumento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado (7,2 milhões). As exportações somaram 5,4 milhões de toneladas, 60% a mais do que de janeiro a julho de 2022, quando 3,4 milhões de toneladas foram enviadas ao exterior. As importações, por sua vez, alcançaram 3,6 milhões de toneladas, pouco menos que as 3,9 milhões de 2022.

Os grãos foram os principais responsáveis pelo crescimento das exportações este ano, com um volume de carga de 4,9 milhões de toneladas (soja, 3,8 milhões e milho, 1,1 milhão). Já os produtos siderúrgicos lideram entre as mercadorias importadas com 1,9 milhão de toneladas, seguido pelos fertilizantes (1,2 milhão). 

“É sem dúvida um grande marco para SFS, sabemos o quanto estes sucessivos recordes de movimentação impactam na economia da cidade. Isto é fruto de um bom planejamento e trabalho aliados aos bons resultados do agronegócio brasileiro.”, disse o secretário de portos, aeroportos e ferrovias, Beto Martins.

Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, os números demonstram a força do agronegócio de Santa Catarina e do Brasil. “O porto de São Francisco está dotado das condições logísticas ideias para contribuir para o escoamento dos produtos, gerando receita para todos os atores envolvidos, desde agricultores e caminhoneiros que fazem o transporte, até toda a mão de obra envolvida para a exportação dos produtos”.

Crescimento de 35% em julho

Em julho, o volume de cargas chegou a 1,4 milhão de toneladas, o que significa um crescimento de 35% com relação ao mesmo mês de 2022 (um milhão). Em 2023, as exportações que totalizaram 926 mil toneladas, representando 66% do total em julho. A soja foi o principal produto vendido para o exterior, chegando a 730 mil toneladas, seguido pelo milho (168 mil toneladas) e óleo de soja (25 mil litros).

Já as importações somaram 488 mil toneladas, (34% da movimentação) impulsionadas pelas cargas de material siderúrgico, como bobinas e barras de aço (300 mil toneladas) e  fertilizantes (187 mil toneladas). 

Veja também

Por