Banco Mercedes-Benz anuncia mudança de liderança para 2024

Hilke Janssen assumirá como Chief Transformation Officer North America, da Daimler Truck Financial Services North America, e participará do Comitê Executivo da América do Norte

O Banco Mercedes-Benz do Brasil comunica mudança no comando da instituição, em 2024. Após três anos à frente do BMB, Hilke Janssen despede-se do Brasil para assumir, a partir de 1º de março de 2024, o cargo de Chief Transformation Officer North America, na Daimler Truck Financial Services (DTFS) North America, nos Estados Unidos. Na nova função, a executiva reportará suas atividades a Richard Howard, presidente e CEO da instituição americana, e participará, também, do Comitê Executivo da América do Norte. Assim que o nome do sucessor for aprovado pelo Banco Central, será anunciado.

Hilke Janssen deixou importantes feitos durante sua passagem pelo BMB. Como primeira mulher a assumir o cargo de liderança do banco, atingiu recordes históricos, quando a empresa alcançou R$ 19,454 bilhões em carteira, fazendo de 2022 o melhor ano de sua história.

“Trabalhamos arduamente nestes três anos, e conquistamos ótimos resultados. Todas as nossas conquistas vêm do trabalho em conjunto, entre equipes experientes e unidas, com foco nos bons resultados, e a ótima parceria que sempre tivemos com a fábrica e a rede de concessionários. A todos eles, agradeço o empenho e dedicação em construir uma empresa sólida e perene, como é o Banco Mercedes-Benz do Brasil”, relata a executiva.

De nacionalidade alemã, Hilke começou sua carreira em 1997, em um banco de investimentos e, em 1999, foi para um Capital Privado, em Frankfurt. Desde 2003, está na Daimler, onde assumiu vários cargos de gestão.
Desafios sempre nortearam a carreira da executiva. Em 2010, já na Daimler Financial Services, em Berlim, Hilke se mudou para a Índia, para a criação da empresa Daimler Financial Services no país. Dois anos após essa empreitada, foi responsável pela criação da empresa na Malásia e assumiu o cargo de Managing Director da Mercedes-Benz Services Malásia. Um pouco antes de se tornar presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz do Brasil, foi Managing Director da Mercedes-Benz Financial Services Coreia. 

No auge da pandemia, em 2021, Hilke se mudou para o Brasil. Imediatamente, começou a gerenciar a separação da DTFS (Daimler Truck Financial Service) e mudou o escritório do BMB para a fábrica, com o objetivo de alinhar-se com a estratégia de One-Roof, promovendo uma mentalidade de equipe única e, ao mesmo tempo, alcançando excelente desempenho nos negócios.
Sua capacidade de rápida adaptação, agregada ao talento para ouvir e se conectar com as pessoas, criou um ambiente de abertura no BMB e uma atitude positiva, que é a base para o futuro.

Devido à sua forte liderança, projetos estratégicos foram iniciados e ganhos de eficiência, alcançados. Como característica principal de sua personalidade, Hilke tem a paixão por pessoas, por culturas diversas e por ações de solidariedade, que impulsionam a transformação pelos locais por onde passa.

Em sua nova função, Hilke será responsável por alavancar iniciativas de mudanças em toda a região norte-americana e, ao mesmo tempo, promover a estratégia com a Daimler Truck North America.

Veja também

Por