Porto Itapoá (SC) desenvolveu a sua própria gaiola de resgate, para atender às necessidades específicas das operações portuárias. O equipamento será utilizado em situações de salvamento em casos de emergência

Diante da inexistência desse equipamento no mercado nacional, a equipe do Porto Itapoá decidiu tomar a frente e criar uma gaiola que atendesse às necessidades específicas da operação portuária

A gaiola de salvamento desenvolvida pelo porto Itapoá será destinada ao resgate em situações críticas, segundo o diretor de operações, tecnologia e meio ambiente do porto, Sergni Pessoa Rosa Jr. “A oferta existente deste tipo de equipamento na Europa não atendia aos nossos anseios específicos, o que impulsionou nossa equipe a desenvolver internamente a solução necessária, conta.

O equipamento destaca-se por possuir quatro portas, proporcionando uma entrada facilitada para as equipes de resgate. Essa característica foi cuidadosamente planejada para otimizar as operações de salvamento em casos de emergência, garantindo eficiência e rapidez no atendimento.

Além disso, o equipamento terá um sistema de apeação e alocação das eventuais vítimas de acidente que facilita a manobra, tornando o regate ainda mais rápido, inclusive para situações no mar. “É um importante incremento em nossa operação, mas que esperamos nunca usar”, reforça o diretor do terminal.

A concepção da gaiola de emergência envolveu uma abordagem colaborativa, com a participação ativa de diversos setores do Porto Itapoá. “A escuta atenta e a integração de feedbacks foram fundamentais para assegurar que o equipamento atendesse da forma mais precisa possível às demandas reais de resgate no ambiente portuário”, comenta Rosa Jr.

Veja também

Por