IBL Logística espera crescer 20% em 2024

A operadora logística faz fortes investimentos em tecnologia para prevenção de roubos de carga

Márcia Pinna Raspanti

A IBL Logística, empresa instalada em Guarulhos (SP), espera um crescimento de 20% no ano que se inicia. “Estamos trabalhando para chegar a esse resultado”, afirma Elizeu Godoy, gerente de segurança do Grupo IBL. A empresa oferece serviços de transporte para cargas de diversos setores, como farmacêutico, eletrônico e alimentício.

A frota própria da IBL é composta por própria 23 caminhões, sendo deles 3/4, dos tipos cavalo (pesado) e toco (semipesado). Entretanto, o Grupo IBL que mantém em suas operações a IBL Valores, possui 44 veículos. Além disso, a companhia que trabalha com “agregados” e terceiros que somam mais de 400 veículos. “Toda a nossa frota é da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus”, conta Godoy.

Ao longo dos últimos seis anos, a IBL Logística investiu R$ 6 milhões para lançar no mercado um novo conceito de transporte de carga. Anualmente, 4% do faturamento da companhia é destinado à prevenção de roubo de carga.

“No ano passado, adotamos diferentes estratégias em nossos sistemas de tráfego com as cargas rastreadas. Os veículos de valores, por exemplo, mantêm câmeras de monitoramento em tempo real, o que permite o acompanhamento tanto do percurso quanto da parte interna do carro. Isso proporciona segurança online em tempo real”, diz Godoy.

Segundo o executivo, a companhia também adotou outras medidas, como alteração de rotas em trajetos considerados arriscados e, em áreas com alto índice de roubos, os motoristas não viajam à noite. “Os próximos passos são novas implementações de veículos com câmeras de monitoramento e a continuidade do treinamento de novos colaboradores, além da reciclagem daqueles que estão na rota. Os resultados comprovam que estamos no caminho certo, pois não tivemos registro de sinistros nas cargas rastreadas nos últimos dois anos”, conta.

Atualmente, a IBL Logística possui veículos equipados com recursos tecnológicos para o monitoramento e rastreamento de carga. Além da blindagem completa (cabine e baú), os caminhões do grupo possuem recursos inteligentes como fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, sistema de videomonitoramento interno, fechaduras randômicas e iscas de cargas.

Especializada no transporte de cargas de alto valor, o grupo também mantém a Risk, provedora de profissionais treinados para o gerenciamento de risco no transporte e controle de acesso na portaria. Ainda nesse segmento, a estrutura para armazenagem e transporte dos itens, com carros blindados – a exemplo do veículo Cofre Thor, resistente à explosão e certificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) – é outro ponto que reforça a segurança.

A IBL Logística possui, ainda, uma central própria para o monitoramento e rastreamento de cargas, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, além de autorização da Infraero para o acesso aos aeroportos e o transporte direto para as aeronaves.

A IBL Logística atende aos segmentos de alimentos industrializados, orgânicos e não-orgânicos, fármacos, eletrônicos, higiene pessoal, inflamáveis, químicos embalados e automotivos. A IBL é responsável pela logística, em todo o país, das vacinas infantis contra a Covid-19. Atuante em todos os modais com movimentação inbound e outbound e o suporte de centros de distribuição estratégicos. Possui dez unidades operacionais no Brasil.

Veja também

Por