Mercado de caminhões inicia retomada em janeiro de 2024

A produção de 7.941 veículos no primeiro mês do ano está 96,1% superior à registrada em janeiro de 2023, e os destaques são os modelos pesados e semipesados

Sonia Moraes

O mercado de caminhões apresentou retração de 21,4% nas vendas em janeiro, com 8.217 veículos emplacados no país, em relação aos 10.457 modelos vendidos no mesmo mês do ano passado. Em comparação aos 10.345 veículos comercializados em dezembro de 2023, houve recuo de 20,6%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Apesar da redução nas vendas no primeiro mês deste ano, a Anfavea considerou que o mercado de caminhões está em processo de retomada. “Este setor vem de um período de parada de produção por causa da baixa demanda com a nova tecnologia de emissões do Proconve P8 (Euro 6)”, lembrou Marcio Lima Leite, presidente da Anfavea. “Essa queda de 21,4% em janeiro é normal porque no mesmo mês de 2023 houve forte emplacamento de modelos Euro 5, por causa do custo mais baixo, mas agora o setor começa a retomar e voltar à normalidade”, disse Leite.

“Para o mercado de caminhões, ainda tem a importância da taxa de juros e do crescimento econômico, e são variáveis macroeconômicas que tem impacto muito grande neste setor”, acrescentou Vinícius Pereira, economista da Anfavea.

Do total de caminhões vendidos em janeiro deste ano, 4.477 são modelos pesados, 2.062 semipesados, 655 médios, 518 leves e 505 semileves.

Ranking –

No ranking do setor, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia 2024 na liderança, com 1.837 caminhões vendidos em janeiro, 18,2% abaixo do mesmo período do ano passado (2.246 unidades). O segundo lugar ficou com a Mercedes-Benz, que teve 1.703 veículos comercializados no país, 37,5%% a menos que no primeiro mês de 2023 (2.723 unidades).

A Volvo ficou em terceiro lugar com 1.668 veículos vendidos em janeiro, 19,8% inferior ao mesmo período de 2023 (2.081 unidades). A Scania em quarto com 1.142 veículos, 4,7% inferior ao mesmo mês do ano passado (1.198 unidades).

A DAF, quinta colocada, vendeu 849 veículos, 4,9% a mais que em janeiro do ano passado (809 unidades). E a Iveco, que está em sexto lugar, comercializou 529 veículos, 31,4% abaixo do primeiro mês de 2023 (771 unidades).

Produção –

Na produção, apesar de os 7.941 veículos registrados em janeiro estarem de 3,9% abaixo de dezembro de 2023 (8.262 unidades), em relação a janeiro do ano passado (4.049 unidades) houve crescimento de 96,1%. Isso mostra que o setor começa a voltar ao patamar da normalidade, segundo a Anfavea.

Do total de caminhões produzidos em janeiro deste ano, 3.971 são modelos pesados, 2.124 semipesados, 162 médios, 1.637 leves e 47 semileves.

Exportação –

As exportações apresentaram desempenho negativo em janeiro, com 625 veículos vendidos no exterior, o que represento queda de 39,1% em relação a janeiro do ano passado (1.026 unidades) e de 42,4% sobre dezembro de 2023 (1.085 unidades). Foram exportados 259 caminhões pesados, 195 semipesados, 13 médios, 141 leves e 17 semileves.

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