O navio de pesquisa polar búlgaro São Cirilo e São Metódio chega ao porto Rio Grande no dia 25 de fevereiro. A embarcação conta com 67 metros de comprimento e capacidade de acomodação de 60 pessoas, divididos entre 40 cientistas e outros 20 tripulantes

A primeira missão antártica da embarcação aconteceu em 27 de dezembro de 2022, quando partiu da estação marinha de Varna para dar início a 31ª expedição búlgara ao continente gelado

O porto do Rio Grande recebe, no próximo domingo (25), o navio de pesquisa polar búlgaro Sv. Sv. Kiril i Metodii (São Cirilo e São Metódio). A embarcação conta com 67 metros de comprimento e cabines duplas, com capacidade de acomodação de 60 pessoas, divididos entre 40 cientistas e outros 20 tripulantes.

A atracação, prevista para as 8h da manhã, será acompanhada pela embaixadora búlgara no Brasil, Bojidara Sartchadjieva, que estará cumprindo agenda em Rio Grande para as comemorações dos 90 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Bulgária. O navio está realizando viajem de volta da Antártica, onde o país mantém uma base.

O navio pertence a um consórcio formado pela Marinha da Bulgária, pelo Instituto Antártico Búlgaro e pela Universidade St Kliment Ohridski, sediada na capital Sofia. Depois de sua reforma e modernização, o Sv. Sv. Kiril i Metodii foi batizado e incorporado à frota da Marinha búlgara no dia 27 de julho de 2021.

Veja também

Por