Operação de bunker amplia oferta de serviços no porto de Suape

O novo serviço vai ser explorado pela distribuidora Dislub, empresa do Grupo Dislub Equador (GDE). O produto será bombeado do terminal da Ultracargo para uma barcaça através do PGL1

Para otimizar as atividades portuárias e estimular a competitividade, as embarcações atracadas nos píeres e cais do porto de Suape terão alternativa para abastecimento de óleo combustível marítimo, a partir de 1º de maio deste ano. A nova operação de bunker será oferecida pela Dislub, com suprimento da empresa bp. O Grupo Dislub Equador (GDE) tem forte atuação no segmento de combustíveis nas regiões Norte e Nordeste.

Uma vez obtido o aval dos órgãos reguladores, o serviço será estratégico para a estatal portuária, reforçando a vocação de hub port do atracadouro pernambucano. A nova operação da Dislub foi oficialmente anunciada durante a Intermodal South America, em São Paulo.

A solenidade ocorreu no estande de Suape, logo após a abertura da feira, que conta com a presença de mais de 500 expositores e expectativa de público acima de 40 mil pessoas. Além do diretor-presidente do porto de Suape, Marcio Guiot, e de outros representantes da estatal, participaram do anúncio o empresário Humberto Carrilho, conselheiro e acionista da Dislub Equador; Antônio Barbará, diretor comercial de combustíveis marítimos  do grupo; e Leonardo Cerquinho, diretor de desenvolvimento de negócios. “O porto de Suape, devido a sua localização e perfil concentrador de cargas, tem uma demanda natural por bunker. Nossa operação vai ocupar essa lacuna”, enfatiza Cerquinho.

Marcio Guiot pontua que o  serviço de abastecimento de óleo combustível marítimo vai reforçar a posição estratégica de Suape na região e no país, criando ainda mais valor para os navios que demandam o complexo. “Estamos criando mais um diferencial para Suape. Os armadores passarão a ter opção de abastecimento num porto de águas profundas, condição essa sendo atingida com a conclusão das obras de dragagem do canal de acesso”, enfatiza.

Infraestrutura –

Para viabilizar a operação de bunker, a Dislub contará com acesso à  infraestrutura de quatro tanques com capacidade para 10 mil m³ cada um, totalizando 40 mil m³ de armazenagem de combustível. O produto será bombeado a partir do terminal da Ultracargo localizado no porto organizado para uma barcaça no Píer de Granéis Líquidos 1. Após essa etapa, a embarcação estará apta a fazer o abastecimento a contrabordo dos navios.

Veja também

Por