Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos é lançada na Intermodal

O programa visa criar um plano de descarbonização nacional, o que representa um em direção a um futuro mais sustentável para o país

A 28ª Intermodal South America foi o local escolhido para que autoridades portuárias lançassem a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, representando um ponto de virada histórico para os portos do Brasil. O projeto é uma extensão do sucesso da Aliança Espanhola, uma iniciativa que reúne portos há três anos para colaborar em ações de redução de carbono na cadeia marítima. 

A iniciativa do programa partiu do porto do Itaqui (MA), quando no ano passado este estabeleceu uma parceria estratégica com a Valenciaport, tornando-se o primeiro porto público brasileiro a aderir a um projeto de descarbonização inovador. Agora, em conjunto com outros terminais portuários, o programa visa criar um plano de descarbonização nacional, o que representa um avanço audacioso e transformador em direção a um futuro mais sustentável para o país. 

Importantes entidades, como o porto do Itaqui, porto de Suape (PE), portos do Paraná, porto do Açu (RJ), porto Sudeste (RJ), Fundação Valencia, Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), firmaram o acordo.

LEIA TAMBÉM:

Porto do Itaqui (MA) anuncia programa de descarbonização

Balança comercial por via marítima cresceu 41,9% em 2023

Portos brasileiros movimentam mais de 1,3 bi de toneladas em 2023

Veja também

Por