Peugeot apresenta projeto de retrofit para a eletrificação da Partner Rapid

Com o retrofit, a montadora do Grupo Stellantis, quer deixar mais acessível a compra de veículos utilitários no Brasil e fortalecer a sua estratégia de crescimento no Brasil

Aline Feltrin, de Curitiba (PR)

A Peugeot, uma das marcas do Grupo Stellantis, apresentou nesta quarta-feira (20), durante o evento Smart City, em Curitiba, no Paraná, o protótipo da van Partner Rapid com conceito retrofit. A iniciativa consiste em transformar o veículo a combustão em elétrico.

Desenvolvido em parceria com o Senai, Weg, fornecedor de equipamentos elétricos e Fueltech, empresa de controladores eletrônicos de motores, o projeto nasceu para oferecer acesso facilitado aos veículos comerciais elétricos no Brasil. Ou seja, para pequenos, médios ou grandes frotistas que desejam zerar as emissões, utilizando a frota em circulação, e sem a necessidade de investir em um veículo 0-km totalmente elétrico, que chega a custar o dobro do preço de um modelo novo movido a combustão.

De acordo com Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da Peugeot para a América do Sul, o veículo já está sendo testado por clientes. E o objetivo, em um próximo passo, é passar a oferecer a solução para clientes que já tenham o Partner Rapid na frota. Depois, estendê-la para outros modelos da Peugeot e de outras marcas do Grupo Stellantis. Esse é o caso do Fiat Fiorino. Segundo a empresa, o modelo também já tem protótipo de retrofit em testes.

A prática de retrofit, que consiste em converter veículos a combustão em elétricos, é uma alternativa mais econômica para avançar na eletromobilidade. Em 2022, o Grupo Stellantis já havia firmado parceria na Europa com a Qinomic, especialista em soluções para mobilidade, como parte da estratégia de carbono zero da Stellantis até 2038.

Perda de capacidade de carga

No caso do retrofit do Peugeot Partner, um gargalo que precisa ser resolvido, em breve, é a capacidade de carga reduzida em detrimento da alocação da bateria no compartimento de carga do veículo. O Partner a combustão tem capacidade de 650 kg. No entanto, a versão transformada em elétrica tem 450kg, uma perda de 200 kg. Segundo a Peugeot, a meta é reduzir essa desvantagem.

Lucas Lins, gerente de produto Peugeot, diz que o retrofit é uma das estratégias da marca para se  fortalecer no mercado de veículos comerciais no Brasil.

Além dessa solução, a Peugeot passou a oferecer para o mercado nacional o seu serviço de conectividade, a princípio, desenvolvido para o Boxer. Batizado de My Peugeot Pro, o serviço permite gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e monitoramento do comportamento do motorista.

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