Tecnologia Randon Solar de mobilidade inicia fase de testes práticos

O Randon Solar é um produto-conceito capaz de converter a energia solar através de painéis flexíveis, finos e resistentes às variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque

A Randon avança em mais uma etapa do desenvolvimento de sua tecnologia com placas solares. A empresa concluiu a entrega técnica de um modelo frigorífico para iniciar os testes em campo em parceria com um cliente selecionado. Nesta fase inicial, equipes especializadas de engenharia e pesquisa acompanharão o desempenho do produto em condições reais de uso nas estradas das regiões Sul e Sudeste do país.

Durante um período de quatro meses, o veículo será monitorado para a coleta de dados essenciais. A Transportes Tozzo, uma empresa com sede em Chapecó (SC) e que atende setores de alimentos e bebidas, é a parceira da Randon nessa fase, com a entrega intermediada pelo distribuidor Randon Compasi.

O Randon Solar é um produto-conceito capaz de converter a energia solar através de painéis flexíveis, finos e resistentes às variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque. A energia gerada alimenta um sistema de refrigeração híbrido, reduzindo o consumo de diesel durante a operação.

Economia de diesel

A tecnologia é equipada com um algoritmo de gerenciamento de energia, eliminando a necessidade de intervenção por parte do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, incluindo o status do sistema e o desempenho da geração fotovoltaica, podem ser acessados por meio de um aplicativo para dispositivos móveis ou por uma interface disponível no próprio produto. Com uma potência instalada que pode atingir até 15 kW, o sistema completo tem capacidade para gerar até 11,5 mil kW por ano.

Segundo a Randon, a solução oferece melhoria significativa na experiência do motorista, graças à redução do ruído, além de uma economia de até 1,8 mil litros de diesel por ano. A autonomia do produto é de aproximadamente 22 horas para cargas refrigeradas e 5 horas para cargas congeladas.

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