Exame toxicológico: prazo é prorrogado para 30 de abril

Aproximadamente 2,4 milhões de motoristas profissionais ainda não realizaram o exame

Motoristas profissionais que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com prazos de validade expirados entre janeiro e junho, independentemente do ano, e que perderam o prazo para realizar o exame toxicológico, têm agora até o dia 30 de abril para regularizar a situação, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É importante ressaltar que os condutores que não realizarem o teste até esta data serão passíveis de multa, mesmo que não estejam dirigindo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), aproximadamente 2,4 milhões de motoristas que possuem carteiras das categorias C, D e E ainda não realizaram o exame. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou que a fiscalização será conduzida diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

O valor da multa estipulado é de R$ 1.467,35 e começará a ser emitida a partir de maio para os condutores que deveriam ter realizado o exame até 31 de março, mas ainda estão dentro do prazo de tolerância estendido até 30 de abril.

LEIA MAIS

Senatran atualiza carteira digital de motoristas profissionais com exame toxicológico periódico pendente

Veja também

Por