Caminhões elétricos Volvo iniciam operação experimental no Brasil

Os veículos da Volvo vão rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como os pesados elétricos se comportam neste tipo de operação

O Ministério dos Transportes oficializou a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no país. Os veículos que fazem parte desse regime experimental são feitos para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.
As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.

Estudo inédito no Brasil

A montadora tem em andamento um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada. Os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de dióxido de carbono (CO2) , dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras.

O estudo, inédito no país, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS).

O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos. Esse é o caso da alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e conforto para o motorista.

Rumo a zero emissões

A Volvo afirma que tem a meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 dos seus caminhões até o fim desta década e chegar a zero emissões em 2040. Para isso,oferta caminhões elétricos na Europa desde 2019. Gradualmente, expande as entregas de veículos com essa tecnologia para diversos países, chegando agora ao Brasil.

LEIA MAIS:

Ministério dos Transportes autoriza início de teste em campo com caminhões elétricos pesados

Veja também

Por