Airbus e empresas parceiras estabelecem centro de serviços de aeronaves sustentáveis na China

A instalação na cidade de Chengdu oferecerá soluções sustentáveis para gerir todo o ciclo de vida das aeronaves, incluindo desmantelamento e reciclagem

A Airbus assinou um memorando de entendimento com a cidade de Chengdu e a empresa Tarmac Aerosave, para o desenvolvimento do primeiro centro de serviços de “ciclo de vida” de aeronaves sustentáveis na China. Este acordo abrangerá uma série de atividades, desde o estacionamento e armazenamento de aeronaves, até a manutenção, atualizações, conversões, desmantelamento e serviços de reciclagem para vários tipos de transportes aéreos.
“Esta é mais uma contribuição concreta para a busca da sustentabilidade na indústria aeronáutica, apoiando o princípio de uma economia circular de acordo com o propósito da Airbus em ser pioneira na indústria aeroespacial sustentável. Este centro único apoiará a expansão dos serviços de aviação da companhia, permitindo simultaneamente a implementação da estratégia ‘Indústria Verde’ da China”, disse Klaus Roewe, do serviço ao cliente da Airbus. “Prevê-se que a redução gradual das aeronaves na China cresça exponencialmente ao longo dos próximos 20 anos. A Airbus está empenhada em investir na região e neste local único – um pioneiro na China e fora da Europa –, que verá a empresa bem-posicionada no mercado de serviços de ‘segunda vida’ de aeronaves chinesas”, acrescentou Roewe.
Segundo a Airbus, está previsto um acordo formal para estabelecer e estruturar esta cooperação industrial, que deve ser assinado entre os parceiros em meados de 2022, com a entrada em serviço do novo centro aguardado para o final de 2023, sujeito às aprovações regulamentares pertinentes.
A Tarmac Aerosave vai trazer para o projeto os seus 15 anos de experiência comprovadas em desmantelamento de aeronaves eco-eficientes. Localizada no mesmo centro, a subsidiária da Airbus, Satair, irá adquirir aeronaves envelhecidas, e depois comercializar e distribuir as peças usadas resultantes para completar todo o âmbito dos serviços do ciclo de vida. A instalação cobrirá uma superfície de 690.000 m2 e uma capacidade de armazenamento de 125 aeronaves.
A Airbus informa que continua implementando o seu itinerário de sustentabilidade para a indústria da aviação, permitindo a reutilização crescente de aeronaves e a reciclagem de materiais e equipamentos.
 

Veja também

Por