ZF Aftermarket registra expansão no Brasil

Digitalização dos processos logísticos do centro de distribuição de Itu (SP), ações de fidelização junto aos clientes, presença no ambiente digital e incorporação da Wabco são os principais fatores para o crescimento

A ZF Aftermarket anunciou que a empresa registra um de seus melhores momentos na área de reposição de peças no Brasil. A companhia lança, em média, mil novos produtos para ampliar sua cobertura para a frota de veículos leves e pesados do país por ano, além dos setores agrícola, construção, de embarcações e novos segmentos, como o de trens, por meio das marcas ZF, Lemförder, Sachs, TRW e Wabco. 

De acordo com Reynaldo Contreira, novo head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%.

Globalmente, a divisão da ZF Aftermarket representa 7% dos negócios do Grupo ZF em 2021. No Brasil, a alta das vendas de veículos de passeio usados foi um dos motivos que impactaram positivamente as vendas de peças para o segmento de reposição.  De acordo com dados divulgados em janeiro deste ano pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, 15,1 milhões de unidades foram comercializadas no ano passado, volume 17,8% superior a 2020.

“Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva. Lançamos ainda cerca de 1,4 mil novos produtos no mercado durante o ano de 2021 para suprir a demanda da frota”, completa.

Contreira explica que a empresa realiza estudos de mercado aprofundados como forma de antecipar tendências de crescimento em cada segmento de atuação. “A cada ano lançamos novos produtos de forma estratégica para dar ampla cobertura às necessidades desse negócio. A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços, uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico e tem sido foco de um trabalho atento e estratégico da área comercial e de desenvolvimento”, explica.

“Estamos em meio a uma grande transformação industrial e de mercado e a ZF Aftermarket se prepara para o futuro, considerando que a mobilidade está mudando a cada dia. Temos que dominar os desafios do futuro”, enfatiza Contreira. A empresa criou áreas de responsabilidade para a chamada Nova Mobilidade e também Soluções Digitais de Conectividade.

Entre os objetivos está aplicar soluções em toda a cadeia de transportes, otimizando o fluxo de pessoas, veículos e cargas de forma dinâmica e otimizada.  O projeto envolverá parcerias, empresas do setor de transportes, além de prefeituras e estados.

Crescimento em 2022

De acordo com Contreira, vários são os fatores que poderão levar a ZF Aftermarket a crescer mais em 2022. Além de elementos relacionados ao mercado, estão as próprias soluções que a ZF Aftermarket disponibiliza aos clientes e potenciais clientes como a melhoria contínua nos processos logísticos do centro de distribuição de Itu (SP), ações de fidelização junto aos clientes, presença no ambiente digital, além da integração com a Wabco, adquirida pela ZF em 2020.  Com isso, o grupo possui agora 157 mil colaboradores em 188 localizações em 31 países (dados 2021).

O portfólio já conhecido do mercado brasileiro e sul-americano e a ampla rede de serviços da Wabco é um grande trunfo que fortalece a perspectiva de crescimento da ZF Aftermarket no mercado nacional. “Com a integração, a ZF se tornou o maior fornecedor para veículos comerciais da indústria em todo o mundo, com impactos diretos no mercado de reposição do Brasil e América do Sul”, explica o executivo.  

A nova divisão trouxe grande aumento de portfólio de produtos e serviços. São cerca de 20 linhas de produtos voltados à área de reposição do setor de veículos comerciais no Brasil e uma ampla rede de serviços. São 107 parceiros de serviços que complementam a rede da ZF Aftermarket, somando um total de 185 parceiros.

Lançamentos

No segmento de leves, a ZF Aftermarket destaca o lançamento de novas caixas de direção e seus componentes, onde já é líder com uma série de produtos cativos e com o maior portfólio do mercado.  Entre os lançamentos estão direções elétricas para novas gerações de veículos como o Fiat Nova Strada, Jeep Compass e Renegade.

Os rolamentos de roda, produto de grande representatividade no portfólio da ZF Aftermarket no Brasil também receberão novidades em 2022. O foco é também fortalecer a atuação da empresa na área de amortecedores e suspensão. A empresa atua como fornecedor de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões do mercado de reposição do país.

Para o segmento de pesados, a ZF Aftermarket terá como seus principais lançamentos, ConActs para veículos Volkswagen, DAF e Mercedes-Benz, Servo freios para o Volkswagen Delivery, além de complementos para linhas de transmissões, embreagens e suspensão Lemförder. Como destaque de lançamentos da marca WABCO está o compressor de ar para o Volkswagen Meteor.

Para 2022, a ZF Aftermarket pretende ampliar sua presença em outros nichos, como nas áreas agrícola e marítima, com reforço de portfólio na área ferroviária, emque ingressou em 2021 com novos amortecedores para trens. Estão previstos os lançamentos de novos amortecedores para trens, barramento de eixos para o segmento agrícola e reversores marítimos.

Por