José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato: “Acreditamos que a tendência do mercado é oferecer aos transportadores e caminhoneiros de todo o Brasil as melhores tecnologias existentes e, dessa forma, ‘otimizar’ o trabalho de cada um deles”

“Os planos de investimentos da Librelato para 2022 são de R$ 50 milhões de e incluem uma nova unidade industrial e digitalização de processos industriais”, informa o executivo

Transporte Moderno – Como tem sido 2022 para a Librelato?

José Carlos Sprícigo – O mercado de 2021 foi o pico histórico da venda de implementos no segmento de pesados no Brasil e estamos prevendo que 2022 será um pouco menor, o que já era esperado. Ainda assim, trata-se de um mercado muito grande. Por outro lado, a Librelato vai na contramão desta mudança, com volume de emplacamentos de 2022 em linha com 2021. Com isso, estamos prevendo um aumento de participação de mercado.

Os planos de investimentos da Librelato para 2022 são de R$ 50 milhões de e incluem uma nova unidade industrial e digitalização de processos industriais. Acreditamos que isso permitirá aumentar a produção diária e apresentar novos produtos. Além disso, planejamos a ampliação da nossa atuação no mercado e a construção de duas novas áreas fabris. Uma de quatro mil metros quadrados, para a linha de basculantes, e a outra de 11,3 mil metros quadrados, dedicada à expedição. O nosso posicionamento “Siga com Força”, que utilizamos em todas as nossas comunicações tem inspirado continuamente a todos os envolvidos em nossa operação, sejam eles parceiros comerciais, fornecedores, concessionários e nossos profissionais.

Transporte ModernoQue produtos têm se destacado no portfólio da empresa? Quais os lançamentos mais recentes?

José Carlos Sprícigo – Os implementos da geração 2022 da linha Evolut, nosso lançamento mais recente, são os principais destaques da Librelato neste ano. São cinco as novas famílias de produtos: rodotrens basculante, rodotrens graneleiros, semirreboques tanques, furgão lonado e furgão alumínio, todas elas desenvolvidas com materiais de alta tecnologia.

Um dos maiores destaques dos novos implementos é o fato deles serem ainda mais leves do que os da geração anterior, o que garante ganhos na capacidade de carga transportada. Para você ter uma ideia, o rodotrem basculante da Librelato, com PBTC de 74 toneladas, ficou 400 quilos mais leve. E isso só foi possível graças ao uso de aços nobres que garantem mais resistência, entregam mais leveza aos implementos, impactando na produtividade e garantindo menor consumo de combustível. Outra vantagem é que, com essa geração, é possível transportar com menor consumo de combustível. Já os atributos de qualidade estão na estrutura, composta por aços especiais; que privilegia a aerodinâmica e a melhor produtividade; e na pintura e escolha das lonas, no caso dos implementos lonados.

As novas famílias são equipadas com câmeras de ré com central de comando wireless. As câmeras possuem ângulo de visão de 120 graus e opção de visão noturna, assim as manobras de engate e desengate dos semirreboques são mais ágeis e seguras. O sistema de iluminação recebeu modernização estética.

Transporte Moderno – Em termos de materiais e design, quais as novidades da marca? Quais as maiores tendências do mercado brasileiro?

José Carlos Sprícigo – A Librelato tem investido em designs modernos nos materiais e processos de produção. Até mesmo o design do sistema de iluminação dos novos implementos foi modernizado, o que tornou mais fácil a identificação dos novos implementos da marca nas estradas.  Além de mais arrojados, os novos designs privilegiam ao máximo o ganho aerodinâmico com o objetivo final de melhorar o consumo de combustível. Quanto aos materiais, estamos investindo em aços nobres, pois são mais leves e, por conta disso, trazem uma série de benefícios para os transportadores e caminhoneiros, entre eles agilidade, produtividade nas operações e mais eficiência nas estradas.

Acreditamos que a tendência do mercado é oferecer aos transportadores e caminhoneiros de todo o Brasil as melhores tecnologias existentes e, dessa forma, otimizar o trabalho de cada um deles. Os implementos da Librelato, por exemplo, são construídos com a tecnologia Pró-Nio. Essa condição tem sido essencial para o desenvolvimento de implementos mais robustos e leves, que permitem maior capacidade de carga e maior rentabilidade ao transportador.

Transporte Moderno – A indústria de implementos tem enfrentado problemas em relação aos insumos (escassez ou reajustes constantes nos preços)? Como a Librelato está resolvendo esses problemas?

José Carlos Sprícigo – No decorrer da pandemia, todas as indústrias do mundo foram impactadas nas suas cadeias de suprimentos. No Brasil, a diminuição da produção de insumos estratégicos, somado ao aumento da demanda, fez com que toda a indústria metal mecânica fosse afetada. Neste contexto, a Librelato também sofreu com o abastecimento de matérias-primas e componentes e teve que buscar soluções. Alguns destes componentes trouxeram desafios maiores, como componentes eletrônicos e pneus, por exemplo. Para garantir que o impacto para nossos clientes fosse o mínimo possível, desenvolvemos novos fornecedores nacionais e canais de abastecimento para assegurar as entregas nestes últimos dois anos. Em 2022, vimos que os maiores desafios já foram superados e, mesmo que ainda não totalmente solucionado, já conseguimos minimizar em grande parte o problema de fornecimento de componentes.

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