Gustavo Bakai, diretor de serviços financeiros do Iveco Group: “Estamos otimistas neste ano por causa da expectativa de queda na Selic e do ambiente macroeconômico mais equilibrado, e acreditamos que o CDC será o produto mais competitivo em 2024″

A Iveco Capital prevê, para 2024, um incremento de 30% na disponibilidade de crédito para o cliente final em relação ao ano passado

Sonia Moraes

Transporte Moderno – Qual a expectativa da Iveco Capital, marca financeira do Iveco Group, em relação aos serviços financeiros para 2024?

Gustavo Bakai – Para este ano, estamos otimistas porque existe a expectativa de queda na Selic e também de um ambiente macroeconômico mais equilibrado, o que deve resultar em uma melhor performance das carteiras de crédito. Acreditamos que o grande vencedor desta equação será o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que será o produto mais competitivo em 2024.

Transporte Moderno – O que a Iveco Capital prepara para este ano em relação a atrativos para os clientes? 

Gustavo Bakai – Estamos nos preparando e reajustando a estrutura da Iveco Capital para suportar a Iveco nos próximos anos. Também vamos reforçar nossa estratégia de campo. Isso contempla uma maior cobertura para o agro e suporte para quem ainda não é cliente da montadora. Em conjunto com a Iveco, em 2024, a Iveco Capital ofertará diversas campanhas com taxas subsidiadas que farão o pacote ainda mais atrativo, que inclui caminhão, financiamento e serviço.

Transporte Moderno – A Iveco Capital prevê liberar quanto para o financiamento de veículos em 2024?

Gustavo Bakai – Neste ano, a expectativa é incrementar em 30% a disponibilidade de crédito para o cliente final em relação a 2023.

Transporte Moderno – O que poderá estimular o aumento das compras de veículos por meio de financiamentos neste ano?

Gustavo Bakai – Como disse anteriormente, a queda na taxa de juros deve impulsionar o mercado de transporte por meio da maior disponibilidade de crédito. Tivemos um corte de 0,5% na taxa de juros, mas existe incerteza para os próximos cortes que serão realizados pelo Banco Central. Tivemos muita inadimplência nos últimos anos, e, nesse cenário, os bancos de varejo diminuem a disponibilidade de crédito. Mas, os bancos de montadora, como o nosso, mantiveram a alta disponibilidade de crédito. A
inadimplência começa a cair, e isso pode proporcionar um ambiente de mais crédito em 2024. Estamos otimistas para este ano.

Transporte Moderno – Qual é o prazo máximo para os financiamentos?

Gustavo Bakai – O prazo máximo é de 72 meses no financiamento em parceria com o BNDES. Temos também o CDC, com recursos próprios do Banco CNH, com 60 meses de prazo.

Transporte Moderno – Como está o desempenho do banco neste ano?

Gustavo Bakai – O início de 2024, especialmente comparado ao último trimestre de 2023, começou de forma bastante pujante com clientes buscando financiamento e com o perfil ‘mais saudável’ do que em 2023. Por outro lado, é complexo comparar o início de 2024 com o 1º semestre de 2023 por conta da venda dos produtos Euro V, que impulsionaram as atividades no ano anterior.

Transporte Moderno – Quais segmentos têm colaborado para os resultados do banco neste ano?

Gustavo Bakai – O setor de serviços e e-commerce se destacam no início de 2024.

Transporte Moderno – Qual o total da carteira de clientes da Iveco Capital?

Gustavo Bakai – A carteira de clientes atualmente é de aproximadamente R$ 5,5 bilhões no Brasil de financiamento aos clientes finais e aos concessionários.

Transporte Moderno – Qual modalidade de financiamento está com maior procura neste ano?

Gustavo Bakai – Atualmente, os clientes da Iveco Capital utilizam majoritariamente a compra por Finame e CDC. As duas modalidades de financiamento cresceram ao longo do ano com a queda da taxa de juros e com mais clientes optando por financiar em detrimento da compra à vista.

Transporte Moderno – Do total de recursos liberados pelo Banco em 2023, quanto foi para ônibus e quanto para caminhões?

Gustavo Bakai – Do total de recursos, 90% do valor financiado foi para caminhões e 10% para ônibus no mercado geral de transportes.

Transporte Moderno – No segmento de ônibus, quanto representou o CDC e o Finame nos financiamentos em 2023?

Gustavo Bakai – O CDC representa 80% das vendas de ônibus e o Finame 20%.

Transporte Moderno – Como está a participação do consórcio nos negócios da Iveco em 2024? Como foi em 2023?

Gustavo Bakai – O Consórcio Iveco não é um produto financeiro da Iveco Capital, mas em 2023 representou 4% das vendas da marca Iveco. Em 2024, segue estável com os mesmos níveis de negócios registrados no ano anterior.

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